Parceria r7.com

Aposentadoria

Todos sabemos da dificuldade em postergar o consumo no presente em benefício de um consumo no futuro. Aliando isso à quantidade de informações e alternativas de investimentos disponíveis, fica muito difícil ter segurança para tomar a melhor decisão quando o assunto é aposentadoria. 

Eu pesquiso bastante sobre esse tópico e 90% das pessoas que se tornam meus clientes me procuraram para ajudá-los no processo de independência financeira. Não há atalhos, e o caminho é longo. Mas não precisa ser confuso e penoso. 

Por isso, hoje quero compartilhar com você três dicas para tornar sua jornada mais eficaz. Trata-se de um compilado que eu reuni ao longo dos últimos anos de trabalho e que funciona para quem deseja cuidar desse assunto. 


1- Imagine o seu futuro. É mais provável que você o torne realidade


Lewis Carroll já deu o recado, em Alice no País da Maravilhas: 

“Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”

É por isso que antes de começar a reunião de estratégia financeira, eu sempre pergunto ao cliente: “se você tivesse de pagar um boleto hoje, para o seu eu do futuro, qual valor ele teria?”. 

Para o projeto de aposentadoria ser atrativo o suficiente, você precisa imaginar como gostaria que a sua vida fosse nessa fase: calma ou agitada? Trabalhando ou descansando? Na cidade ou no campo? 

Essas informações são necessárias para estimar o montante financeiro que você precisará acumular para ter uma remuneração mensal capaz de pagar o estilo de vida desejado. E esse cálculo pode ser feito utilizando a rentabilidade atual dos seus investimentos. 

A conta é a seguinte: 

(Custo de Vida Mensal Desejado x 12)
________________________________________________
Taxa de Retorno Anual dos Investimentos

Portanto, imagine o padrão de vida que pertence a você. Não deixe que o seu futuro seja determinado por condições que estão fora do seu alcance. 


2- Use o tempo a seu favor


Se você tem menos de trinta anos, minha sugestão é que use suas economias e o que conseguir poupar mensalmente para investir em cursos e experiências que aumentarão as chances de você ganhar mais dinheiro no futuro. 

Se já passou dos trinta, quanto antes começar a cuidar desse assunto, mais tempo terá para fazer as contribuições e, consequentemente, menor será a necessidade de investimento mensal. 

Não menospreze o impacto dos juros compostos ao longo tempo. É possível acumular milhões com contribuições mensais de pouco mais de cem reais.

 

3- Planeje viver mais do que você imagina

Conhece a história do Jorginho Guinle? Ele foi um socialite carioca, playboy e herdeiro milionário, que ficou conhecido por suas conquistas amorosas e falência financeira. 

Sim, o herdeiro do Copacabana Palace morou “de favor” nos últimos anos de sua vidae e sua última refeição foi estrogonofe de frango com milk-shake de framboesa. Tudo isso porque ele decidiu que não queria deixar nenhum dinheiro para os descendentes e projetou viver até os 80 anos, mas viveu 8 anos mais. 

É tentador se planejar para torrar tudo o que conseguiu acumular em vida, mas o risco dessa estratégia é ser surpreendido com anos a mais e passar dificuldades financeiras na fase de maior fragilidade física.

Não perca a oportunidade de colocar esse assunto em dia na sua vida. Levará menos de uma semana para organizar o que é necessário e pode te poupar de fazer parte da estatística que mostra que 99% dos brasileiros aposentados dependem de ajuda financeira da família.

Confira outros artigos de Thabata Abreu:


Publicidade

  • SpaceSearch


  • Produtos/Serviços SpaceMoney

  • Parceria r7.com

  • Simulador Online de Investimentos SPACEMONEY

    Acesse nosso Simulador de Investimento e descubra as melhores aplicações financeiras para o seu bolso e perfil.

    Simulador Online
  • © 2020 – SpaceMoney Brasil Informações e Sistemas Ltda. Todos os Direitos Reservados.
    A SpaceMoney é um veículo informativo e não faz recomendações de investimentos, não podendo ser responsabilizada por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

    CLIQUE AQUI E RECEBA O LINK DA LIVE

    CLIQUE AQUI E RECEBA O LINK DA LIVE