wall street

Wall St se recupera com expectativas de estímulos de Donald Trump

Por Geoffrey Smith

Investing.com – Os mercados de ações dos EUA se recuperaram na abertura na terça-feira (10) após sofrerem seu pior dia desde a crise financeira de 2008 na segunda-feira.

A recuperação foi em parte uma resposta a comentários feitos pela administração dos EUA de que está preparando medidas para ajudar os negócios a lidar com qualquer perda de receita a curto prazo que resulte do coronavírus.

O time econômico do Presidente Donald Trump deve se encontrar com líderes do Congresso mais tarde, e Trump marcou um anúncio à imprensa com a força tarefa para o coronavírus às 18h30 (horário de Brasília). Espera-se que o anúncio aborde as medidas mencionadas na segunda-feira.

Às 13:15, o Dow Jones Industrial Average estava em alta de 473 pontos, ou 1,83%, a 24.288,6 pontos. O S&P 500 subia 1,84% e o Nasdaq Composite, 1,99%. Todos os índices perderam mais de 7% na segunda-feira.

Os contratos futuros do Dow tiveram alta de quase 1.000 pontos mais cedo, mas reduziram seus ganhos após oficiais da Casa Branca citados pela CNBC dizerem que é improvável que os planos da administração sejam postos em prática nesta tarde.

“Ainda não estão prontos”, disse um oficial à CNBC. “Muitos detalhes precisam ser resolvidos.”

Trump havia sinalizado um corte nos impostos sobre as folhas de pagamentos nos comentários que fez na segunda-feira. Paul Donovan, economista chefe da UBS Global Wealth Management, disse em uma nota hoje de manhã que isso teria benefício limitado, dado que não ofereceria ajuda a trabalhadores autônomos, cujo número expandiu massivamente nos últimos anos. O secretário do Tesouro Steven Mnuchin disse na segunda-feira que medidas teriam como alvo pequenos negócios e aqueles mais expostos ao impacto econômico do vírus.

Duas das maiores companhias aéreas dos EUA disseram que cortariam a capacidade ao longo de verão no Hemisfério Norte, refletindo uma queda acentuada na demanda devida ao vírus. As ações da American Airlines subiram 5,6%, enquanto as da Delta Air Lines tiveram alta de 4,8%. Além de voos suspensos, a Delta disse que também suspenderia seu programa de recompra para conservar capital.

O setor de petróleo e gás também teve forte recuperação, com os preços do petróleo subindo seu pior dia em quase 30 anos na segunda-feira. A Occidental Petroleum (NYSE:OXY), vista como particularmente vulnerável a preços baixos após ter feito um grande empréstimo para financiar sua aquisição da Anadarko no ano passado, cresceu 15,6% após ter caído 52% na segunda-feira.

A Marathon Oil também teve alta de 25,6% após dizer que cortaria seus gastos de capital em 2020 em mais de 25%, para menos de US$ 1,9 bilhão.