A aquisição de 50% da Mantiqueira Alimentos pela JBS (JBSS3) foi aprovada pela Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), de acordo com anúncio publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (27).
Dessa forma, com a compra, a JBS expande sua presença no setor de proteínas, que já engloba carne bovina, suína, frangos, aquacultura e alternativas como proteínas vegetais e cultivadas.
A Mantiqueira Alimentos é maior produtora de ovos da América do Sul com valor total avaliado em R$ 1,9 bilhão.
Após o anúncio, as ações da JBS registravam alta. Por volta das 10:52, os papéis da companhia avançavam 0,42% a R$ 31,07.
JBS e Mantiqueira
De acordo com as empresas envolvidas, a negociação beneficia para ambas as partes.
Para a JBS, trata-se de uma nova frente de atuação, enquanto para a Mantiqueira Alimentos, o aporte proporciona mais acesso às oportunidades dos mercados.
O CEO da JBS, Gilberto Tomazoni, reforçou que a diversificação faz parte do plano de longo prazo da empresa.
A estratégia “que prevê a diversificação do portfólio com a entrada em novos segmentos de proteína e o investimento em negócios de marca com valor agregado”.
Por outro lado, o fundador da Mantiqueira, Leandro Pinto, disse que “essa união é um marco no nosso planejamento estratégico que sempre buscou, além da expansão orgânica, a entrada em novos mercados”.
“Somos líderes no Brasil e, com a vinda da JBS, teremos mais acesso às oportunidades dos mercados”, destacou.
Planos de expansão internacional
Além disso, o diretor-executivo da Mantiqueira, Márcio Utsch, revelou em janeiro que a empresa quer entrar no mercado dos Estados Unidos.
De acordo com ele, essa expansão pode ocorrer por meio da produção local ou parcerias com empresas já atuantes na região.
Com uma produção anual de aproximadamente 4 bilhões de ovos, a Mantiqueira já exporta para mercados como América do Sul, Ásia, África e Oriente Médio.