A agência de classificação de risco Fitch afirmou, nesta segunda-feira (15), o rating nacional de longo prazo da Ânima (ANIM3) em ‘AA-(bra)’.
Ao mesmo tempo, a agência revisou a perspectiva do rating para positiva, de estável.
A perspectiva reflete a recuperação da rentabilidade e da geração de fluxo de caixa operacional da Ânima acima das expectativas da Fitch, o que traz mais visibilidade sobre a capacidade de a companhia reduzir sua alavancagem.
De acordo com a agência, a Ânima tem sido bem-sucedida em integrar os ativos adquiridos nos anos recentes e na estratégia de otimizar a estrutura de custos, o que, em conjunto com um ambiente macroeconômico mais favorável, resultou em importantes avanços nas margens operacionais em 2023.
Espera-se que a companhia reduza o índice de dívida líquida-EBITDA após o pagamento de dividendos aos minoritários para abaixo de 3,5x até 2025, o que vai ser determinante para futuras ações de rating.
O rating da Ânima continua a se apoiar em sua destacada posição na indústria de educação superior privada no Brasil, com relevante escala de operações, marcas reconhecidas, bons indicadores de qualidade acadêmica, adequada abrangência geográfica e importante fluxo de receitas proveniente de cursos mais defensivos.
A Ânima desponta como a segunda maior instituição privada de medicina do Brasil. Sua classificação incorpora a estreita correlação da indústria de ensino superior com o ambiente econômico e riscos regulatórios, assinala a Fitch.