fbpx

Parceria r7.com

Os Agentes Autônomos de Investimentos (AAI) são as figuras que mais crescem em quantidade e importância no mercado financeiro para pessoas físicas.

Foi por meio dessa função que eu comecei minha vida como profissional do Mercado Financeiro. Na época, nosso trabalho era focado apenas em repassar ordens de clientes de bolsa de valores para a corretora.

Tive a oportunidade de surfar um mercado em alta, passar pela crise de 2008 e pela retomada em 2009. Foi um grande aprendizado. A partir de 2010, começamos a diversificar a nossa atuação.

O desenvolvimento das corretoras permitiu que os Agentes Autônomos de Investimentos trabalhassem todos os produtos do mercado financeiro e não apenas a compra e venda de ações.

Distribuir fundos de investimentos e títulos de renda fixa fizeram com que este mercado crescesse exponencialmente.

Hoje em dia, os AAI’s são, além de uma porta de entrada para novos profissionais do mercado financeiro, uma porta de mudança para gerentes bancários que querem dar um upgrade no atendimento que prestam aos investidores.

Eles podem seguir um caminho empreendedor abrindo seu próprio escritório de Agente Autônomo de Investimentos, ou entrar como sócio em algum escritório já existente.

Esses profissionais são responsáveis pelo início de uma mudança do mercado brasileiro, que deve seguir o caminho ocorrido nos EUA. Por lá, cerca de 80% dos investimentos estão em plataformas de investimentos e 20% nos bancos. No Brasil, 80% dos investimentos ainda estão nos grandes bancos.

Essa tendência ocorre pelos produtos e atendimentos melhores que os AAI’s conseguem prestar em comparação com os bancos de varejo.

Como se tornar um Agente Autônomo de Investimentos?

O Agente Autônomo de Investimentos (AAI) é uma certificação que permite que o profissional seja um preposto de uma corretora da bolsa de valores. A instrução normativa 497 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que rege a atuação desse profissional, define que ele pode repassar as ordens dos clientes para a corretora e estabelece, como sua remuneração, uma comissão pelas receitas que eles gerarem.

Uma das restrições desse profissional é dar recomendações de investimentos ou consultoria. As informações passadas aos clientes são recomendações de analistas da própria corretora ou independentes.

Para se tornar um profissional Agente Autônomo de Investimentos, você deve passar em uma prova da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord) e solicitar a sua certificação na CVM.

Uma vez certificado, o AAI pode se cadastrar em uma corretora e ser um distribuidor de todos os produtos financeiros que estiverem disponíveis na plataforma de investimentos da corretora.

Nas próximas colunas, falarei dos Consultores de Valores Mobiliários e dos Administradores de Carteiras. Dois personagens do mercado financeiro que também participam da melhora do mercado financeiro para pessoas físicas.


Publicidade


  • Produtos/Serviços SpaceMoney

  • Parceria r7.com

  • Simulador Online de Investimentos SPACEMONEY

    Acesse nosso Simulador de Investimento e descubra as melhores aplicações financeiras para o seu bolso e perfil.

    Simulador Online
  • © 2020 – SpaceMoney Brasil Informações e Sistemas Ltda. Todos os Direitos Reservados.
    A SpaceMoney é um veículo informativo e não faz recomendações de investimentos, não podendo ser responsabilizada por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.