Produtos/Serviços Parceiros

Parceria r7.com

Livre dos protocolos da Casa Branca desde 2016, a ex-primeira-dama dos EUA Michelle Obama viajou por todo o território americano para divulgar seu livro, Becoming, dois anos depois de deixar a Casa Branca. No documentário Minha História (Netflix, 2020), ela abre ao público os bastidores da turnê, revelando seu lado mais leve e intimista.

Além de inspiradora, a história de Michelle traz algumas lições preciosas sobre trabalho e empreendedorismo. Nesta SpaceDica, compilamos seis ensinamentos do documentário que você pode aplicar durante sua trajetória profissional.

Mantenha-se inspirado

O documentário se inicia com Michelle a caminho de uma entrevista, durante a divulgação de seu livro Minha História (2018). A lição inicial da ex-primeira-dama é mais simples do que se espera: inspiração é essencial. Para ela, por exemplo, música ajuda na concentração. E, no dia a dia, pequenos prazeres podem ser a chave para render no cumprimento de tarefas profissionais. Basta encontrar o seu.

Conte com aqueles ao seu lado nos momentos difíceis

O documentário mostra como as relações humanas são importantes para Michelle. Principalmente, com sua família: ela destaca o apoio dos pais e avós, que sempre acreditaram em seu potencial e mostram um lado ainda mais humanizado, além da importância do marido e filhas ao seu lado. Amigos ou familiares são um ponto de apoio em momentos difíceis, e a filmagem deixa claro a importância de cada um na trajetória de Michelle.

Diversidade e companheirismo são importantes

A ex-primeira-dama tem um carisma nato. Faz questão de manter contato com seu público, procurando atingir o maior número de pessoas diferentes, principalmente jovens. A procura por diversidade e diferentes histórias a motiva, e nos ensina a importância de enxergar pessoas, antes de números, durante a trajetória profissional.

Michelle mantém laços fortes com sua equipe de assessores, designers e seguranças. São relacionamentos tanto de amizade quanto profissionais, principalmente com sua assessora-chefe, Melissa Winter. O documentário revela como é importante manter profissionalismo e, também, companheirismo entre aqueles que dividem o trabalho de cada dia.

É sempre possível criar novos caminhos

Quando perguntada sobre voltar a “uma vida normal”, Michelle Obama deixa bem claro: aquela rotina de antes da Casa Branca não volta mais. Mas a escritora e advogada nos ensina que é possível usar a experiência para criar um novo caminho – o que exige conhecimento pessoal e muita reflexão. Aceitar as mudanças foi parte essencial do processo de encontrar sua nova vocação, baseada na escrita, compartilhamento de memórias e aproximação com a juventude.

Não deixe os outros medirem seu potencial

Como mulher negra – um ponto sempre presente quando conta sua história acadêmica e profissional -, Michelle relata ter ouvidos muitas respostas negativas. Não por falta de capacidade ou vontade, mas por questões sociais. Ao relatar o desejo de estudar na conceituada Universidade de Princeton na juventude, ela escutou de uma orientadora que esse sonho estava além do seu potencial. Décadas depois, em tom humorado, Michelle destaca: “eu provei que ela estava errada.”

A advogada toca em vários momentos que ouviremos comentários negativos, mas ela nunca deixou de acreditar em si mesma. Um discurso que reforça em cada entrevista, principalmente para jovens.

Saiba como você quer se apresentar ao mundo

Como primeira-dama, Michelle sabia que suas roupas e postura estavam na mira da mídia e do público. Em uma manobra inteligente, ela e sua equipe decidiram utilizar isso a seu favor e adequar sua imagem ao discurso que queriam passar, como a decisão de vestir modelos de jovens designers para impulsionar a carreira deles. Até hoje, lembra-se da mulher elegante e séria na Casa Branca.

Essa mensagem ensina como a forma que nos apresentamos ao mundo é importante. Abraçar sua personalidade e saber como quer ser visto é o passo inicial para causar boas primeiras impressões.


Publicidade

  • Produtos/Serviços SpaceMoney

  • Produtos/Serviços Parceiros

  • Parceria r7.com

  • Simulador Online de Investimentos SPACEMONEY

    Acesse nosso Simulador de Investimento e descubra as melhores aplicações financeiras para o seu bolso e perfil.

    Simulador Online
  • Produtos/Serviços SpaceMoney

    Produtos/Serviços SpaceMoney