quinta, 28 de março de 2024
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"Atacarejo" deve ter expansão com crescimento da economia este ano

16 janeiro 2020 - 10h14Por Eduardo Guimaraes
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) (PCAR4), dono das varejistas Pão de Açúcar e Extra, divulgou na quarta-feira (15) dados de vendas do quarto trimestre de 2019. A receita bruta apresentou alta de 10,3 por cento na comparação anual para 59,1 bilhões de reais nas operações do Brasil. O sólido resultado foi impulsionado pelo segmento de atacarejo, representado pela sua bandeira Assaí, cuja receita bruta cresceu mais de 20 por cento entre 2018 e 2019 para 30,3 bilhões de reais, resultado da abertura de 22 unidades no período combinada com o aumento nas vendas de mesmas lojas de 6,3 por cento. A linha multivarejo, que inclui as bandeiras Extra Hiper e Pão de Açúcar, apresentou um crescimento marginal de 0,2 por cento no ano contra ano para 28,8 bilhões de reais em virtude de reestruturação da marca.

E Eu Com Isso?

O resultado operacional do 4T19 do GPA (PCAR4) mostrou sólido crescimento do segmento atacarejo (Assaí) tanto no crescimento de vendas com abertura de novas unidades como na rentabilidade da operação, medido pelas vendas de mesmas lojas. A linha de negócio representa aproximadamente 51 por cento do total das receitas da companhia no Brasil e acreditamos que este percentual possa expandir ainda mais, a partir da efetivação dos planos de conversão de lojas Extra em Assaí em conjunto com a melhora na rentabilidade do negócio, que será potencializada com o crescimento econômico, com um consequente maior retorno ao acionista. É importante relembrar que o GPA concluiu a aquisição do Grupo Éxito, maior varejista da Colômbia, por 9,5 bilhões de reais em novembro do ano passado. A linha internacional do negócio contribuiu com 2,4 bilhões de reais na receita bruta de 2019 com apenas um mês de contabilização. O Pão de Açúcar também colocou à venda sua rede de postos de gasolina, o que comprova sua estratégia de desinvestimento de ativos não relacionados ao seu modelo de negócio principal, com o objetivo de focar onde é referência: varejo alimentício.