Fique atento

Confira os assuntos que podem movimentar o mercado nesta quarta-feira (3)

PEC dos Precatórios, balanços corporativos e mais destaques

-
-

Quer saber quais são as principais notícias que podem influenciar o mercado hoje? Um balanço das principais bolsas mundiais? Como o dólar fechou? Confira:

Balanço das bolsas

Por conta do feriado nacional de Finados, o Ibovespa não operou nesta terça-feira (2). Na segunda, o principal índice de referência do mercado acionário brasileiro fechou em alta de 1,98%, a 105.551 pontos, apesar das preocupações com a situação fiscal do país. O volume financeiro foi de R$ 28,2 bilhões.

Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam em alta, ainda com o mercado refletindo os balanços corporativos do terceiro trimestre. Enquanto isso, os três principais índices (Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq) renovaram seus recordes históricos pelo terceiro dia consecutivo. Os investidores seguem à espera do início da retirada de estímulos monetários pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) nesta quarta.

Na Europa, os índices encerram o pregão sem direção única, com os investidores no aguardo por decisões de política monetária nos Estados Unidos e no Reino Unido nos próximos dias.

Por fim, na Ásia, as bolsas fecharam majoritariamente em baixa. Na China, as incorporadoras, bancos e produtoras de energia lideraram as baixas, enquanto em Tóquio o iene forte prejudicou as ações de exportadoras do Japão.

Dólar

Na segunda-feira, véspera do feriado de Finados, o dólar fechou em alta ante ao real, com as atenções voltadas para a situação fiscal brasileira.

A moeda teve valorização de 0,40%, cotado a R$ 5,67. Com o resultado, o avanço no acumulado do ano é de 9,31%.

Veja os assuntos mais importantes:

PEC dos Precatórios

Devido à falta de apoio, a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos precatórios na Câmara foi adiada para essa quarta-feira.

A proposta é o principal caminho que o governo federal seguir para custear o Auxílio Brasil, programa social substituto do Bolsa Família.

Petrobras

A política de preços da Petrobras se tornou alvo de questionamento por diferentes autoridades. O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que se reunirá com o comando da estatal e com governadores para discutir os preços dos combustíveis.

Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou que o governo está tentando encontrar uma maneira de mudar a legislação sobre reajuste de preços.

Temporada de balanços

Nesta quarta-feira, novas empresas divulgarão seus resultados trimestrais. Para hoje, estão previstos os balanços da AES Brasil (AESB3), Arezzo (ARZZ3), Cielo (CIEL3), Copasa (CSMG3), CSN Mineração (CMIN3), Itaú (ITUB4), Marcopolo (POMO3; POMO4), Pague Menos (PGMN3), PetroRio (PRIO3), Rede D’Or (RDOR3), Ultrapar (UGPA3) e Unidas (LCAM3).

*Com informações da Investing.com, Reuters, Estadão e UOL

Sair da versão mobile