O resultado preliminar da avaliação de títulos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) vai ser divulgado nesta quarta-feira (15).
Essa etapa do concurso é destinada a comprovar experiências profissionais e titulação acadêmica, como pós-graduação, mestrado e doutorado, e contribui para a nota final dos candidatos em determinados cargos.
Como acessar os resultados do CNU e solicitar revisão?
Os candidatos poderão conferir suas pontuações na página oficial da seleção. Caso discordem da avaliação, poderão solicitar a revisão das notas até quinta-feira (16), conforme o edital.
Vale destacar que apenas os participantes classificados nas etapas anteriores tiveram seus títulos avaliados.
Aqueles que não enviaram os documentos no prazo estipulado receberam nota zero nesta fase, mas continuam a concorrer com a pontuação obtida nas provas escritas e de múltipla escolha.
Cálculo das notas para cargos com avaliação de títulos
A nota final dos candidatos que realizaram a prova de títulos vai ser composta da seguinte forma, dependendo do cargo:
- Múltipla escolha: 75,0% ou 70%
- Prova discursiva: 20%
- Prova de títulos: 5,0% ou 10%
Mesmo que a soma dos valores dos títulos apresentados ultrapasse o limite máximo, a pontuação nesta etapa não pode exceder 10 pontos.
Datas importantes no cronograma do CNU
A divulgação da primeira lista de aprovados no chamado “Enem dos Concursos” foi antecipada para o dia 4 de fevereiro de 2025.
Essa lista vai ser definitiva para cargos de nível médio (bloco 8). Já para os cargos de nível superior (blocos 1 a 7), novas classificações serão publicadas ao longo de fevereiro.
O resultado final do concurso foi previsto para o dia 11 de fevereiro de 2025, após adiamento causado por uma decisão judicial que reintegrou cerca de 32.000 candidatos.
Reintegração de candidatos
A reintegração de mais de 32 mil candidatos ocorreu em novembro de 2024 por dois motivos principais:
- Garantir a correção da prova escrita para vagas reservadas a negros em quantidade proporcional à ampla concorrência.
- Cancelar a eliminação de participantes que cometeram erros no preenchimento do gabarito.
Desde então, esses candidatos puderam participar das etapas subsequentes, como a avaliação de títulos.
As provas do “Enem dos Concursos” ocorreram em 18 de agosto de 2024, após adiamento devido às enchentes no Rio Grande do Sul (RS).
O CNU centralizou concursos para diversos órgãos federais, e ofereceu mais de 6,6 mil vagas a 2,10 milhões de inscritos – o que o tornou o maior concurso público do Brasil.