Carreiras

Gabaritos do concurso dos Correios: saiba como conferir a correção oficial das provas

Com mais de 1,1 milhão de inscritos, esta edição superou a concorrência do último concurso nacional da estatal, realizado em 2011

COrreios
Correios | Foto/Fernando Frazão - Agência Brasil

Os gabaritos preliminares das provas objetivas do tão aguardado concurso dos Correios foram divulgados no último domingo (15). Tanto os documentos com as respostas corretas quanto os cadernos de questões estão disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do processo seletivo.

Com mais de 1,1 milhão de inscritos, esta edição superou a concorrência do último concurso nacional da estatal, realizado em 2011.

Os candidatos disputam 3.099 vagas para carteiro, cargo que exige nível médio, além de 412 oportunidades de nível superior para Analista de Correios, distribuídas entre várias especialidades, como engenharia, arquitetura, advocacia e tecnologia da informação.

O concurso contou com 12 versões de provas, que incluíram questões de conhecimentos específicos e redação, dependendo do cargo.

Confira o gabarito de cada prova

Carteiros

Advogados

Analista de sistemas – Desenvolvimento de Sistemas

Analista de sistemas – suporte sistemas, suporte banco de dados, redes e produção

Arquiteto

Arquivologia

Assistente Social

Engenharia Civil

Engenharia de Produção

Engenharia Elétrica

Engenharia Eletrônica

Engenharia Mecânica

Engenharia de Redes e Comunicação/Engenharia de Telecomunicação

Como contestar os gabaritos da provas do Correios?

Candidatos que discordarem de alguma resposta ou enunciado podem apresentar recurso pelo site do IBFC. É necessário preencher um formulário específico e fundamentar o pedido com argumentação lógica e bibliografia que justifique o questionamento.

Os recursos podem ser feitos em situações como:

  • Questionamentos ao gabarito preliminar ou questões da prova objetiva.
  • Resultado preliminar da classificação ou de procedimentos de heteroidentificação e verificação documental.

Os pedidos precisam ser individuais e seguir rigorosamente as orientações do edital, sendo descartados se apresentarem inconsistências, desrespeito à banca ou se forem enviados fora do prazo.

Sair da versão mobile