![- Marcello Casal Jr/Agência Brasil - Marcello Casal Jr/Agência Brasil](https://uploads.spacemoney.com.br/2024/04/dsc-3563.jpg)
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou a lista de obras literárias quesão obrigatórias no vestibular 2026.
Entre os títulos selecionados estão clássicos da literatura brasileira e mundial, como “Senhora”, de José de Alencar, e “Hamlet”, de William Shakespeare.
A definição das leituras obrigatórias ocorreu após uma consulta pública realizada pela Revista do Vestibular da instituição. Confira a lista completa das obras e entenda como funciona o processo seletivo.
Lista de livros obrigatórios para o vestibular da Uerj 2026
A cada etapa do vestibular, a Uerj exige a leitura de uma obra específica. Veja como ficaram as indicações para o próximo processo seletivo:
- 1º Exame de Qualificação: O conto “Amor”, de Clarice Lispector.
- 2º Exame de Qualificação: “Senhora”, de José de Alencar.
- Exame discursivo de Língua Portuguesa e Literaturas: “O quase fim do mundo”, de Pepetela.
- Exame discursivo de Redação: “Hamlet”, de William Shakespeare.
Essas obras, no entanto, serão cobradas de diferentes formas ao longo do processo seletivo, sendo fundamentais para o desempenho dos candidatos.
Como funciona o vestibular?
O processo seletivo da Uerj é diferente de outros grandes vestibulares do país, pois conta com duas fases distintas:
Exame de Qualificação
O primeiro passo é o Exame de Qualificação, que pode ser realizado em duas edições. Essa etapa, entretanto, consiste em uma prova de múltipla escolha, com questões de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
Assim, os candidatos que alcançarem nota mínima de 40% (conceitos A, B, C ou D) estarão aptos para a próxima fase.
Os estudantes podem optar por fazer apenas um dos exames de qualificação ou ambos, sendo considerada a maior nota obtida.
Exame Discursivo
A segunda fase é o Exame Discursivo, no qual os candidatos escolhem o curso desejado no momento da inscrição.
Além disso, essa etapa tem valor total de 80 pontos e é composta por três provas: uma de redação e duas de disciplinas específicas, que variam conforme o curso escolhido pelo candidato.