Por Jesse Cohen

Investing.com – As férias de verão em Wall Street terminam oficialmente agora que os investidores retornaram do longo fim de semana do Dia do Trabalho.

As ações saem de um agosto volátil e seguem para o que historicamente é um mês terrível para o mercado.

Desde 1937, o desempenho médio de setembro do Dow Jones Industrial Average e do S&P 500 apresentam um declínio de 1%, enquanto o Nasdaq registra uma queda média de 0,5%, tornando-o no pior mês do ano, de acordo com a Dow Jones Market Data.

Para provar o quão terrível um mês pode ser para o mercado de ações dos EUA, o S&P caiu 57% do tempo em setembro.

O S&P 500 alcançou um recorde no final de julho, mas desde então perdeu força em meio a crescentes temores sobre a guerra comercial EUA-China, no final o S&P ficou quase 2% menor em agosto.

Com setembro sendo um mês historicamente fraco para as ações, pode-se esperar mais volatilidade e turbulência nas próximas semanas, à medida que os mercados lidam com a incerteza contínua em torno da guerra comercial EUA-China e o risco crescente de recessão.

O Cboe Volatility Index, ou VIX, amplamente conhecido como índice de medo de Wall Street, está sendo negociado atualmente perto do seu nível mais alto desde janeiro, sugerindo mais oscilações.

Mas a boa notícia é que, ao final de setembro, as coisas podem começar a melhorar muito se entrarmos no que historicamente tem sido o melhor período de três meses do ano, de outubro a dezembro.

Para ver mais dos quadrinhos semanais do Investing.com, visite: http://br.investing.com/analysis/comics

Com Reuters

  • Simulador Online de Investimentos SPACEMONEY

    Acesse nosso Simulador de Investimento e descubra as melhores aplicações financeiras para o seu bolso e perfil.

    Simulador Online