Produtos/Serviços Parceiros

Parceria r7.com

Na última quarta-feira (24), o Conselho de Administração da Cielo aprovou um programa de recompra de ações. Assim, a empresa de pagamentos vai adquirir mais de 2 milhões de ações ordinárias até o dia 3 de julho. 

Em fato relevante, a Cielo afirmou que o programa tem como objetivo “fazer frente aos compromissos assumidos pela companhia no âmbito dos programas de remuneração, retenção e incentivo de seus colaboradores e administradores”. Mas por que empresas fazem recompra de ações? 

Geralmente, as companhias recompram seus papéis quando entendem que o valor de negociação está abaixo do adequado. Ao retirar ações do mercado, forçam uma menor oferta e, por consequência, uma alta nos preços. Outra possibilidade é que a empresa está tentando diminuir custos com dividendos. 

Quer saber como investir melhor? Fale com um assessor SpaceMoney.

Como funciona?

Para recomprar suas próprias ações, a companhia deve fazer uma solicitação à CVM, a Comissão de Valores Mobiliários. Uma vez que o pedido é aprovado, a empresa tem até um ano para efetuar a compra. 

Quando os papéis já voltaram para a empresa, ela pode aniquilá-las, diminuindo o número de acionistas, ou mantê-las em sua tesouraria, se acreditar que os preços podem voltar a se valorizar. 

E para o investidor?

O recado da empresa para os investidores é claro: temos dinheiro em caixa e achamos que vale a pena destiná-lo para os nossos próprios papéis. Então, se você está pensando em comprar as ações da empresa em questão, pode ser uma boa janela de entrada. 

Mas cuidado: algumas companhias anunciam o programa de recompra e não o executam, como um blefe para valorizar os papéis. Assim, é importante ficar atento não só ao prometido na ocasião, mas também no depois do anúncio. 

Quem já tem papéis, pode esperar um aumento nos dividendos, uma vez que os proventos são divididos entre menos pessoas. Sempre lembrando: uma análise completa da empresa, desde o histórico até os múltiplos, é a melhor maneira de avaliar o potencial do papel.


Publicidade

  • Produtos/Serviços SpaceMoney

  • Produtos/Serviços Parceiros

  • Parceria r7.com

  • Simulador Online de Investimentos SPACEMONEY

    Acesse nosso Simulador de Investimento e descubra as melhores aplicações financeiras para o seu bolso e perfil.

    Simulador Online
  • Produtos/Serviços SpaceMoney

    Produtos/Serviços Parceiros