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O cenário econômico mundial, e especialmente o brasileiro, aliado ao inusitado momento de crise que vivemos, têm induzido tendências de mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros, principalmente nos grandes centros.

Especificamente em relação ao seguro de vida, a busca por informações e contratação tem aumentado. O sentimento de preocupação com o futuro financeiro dos entes queridos e com a própria proteção nos casos de perda de renda e invalidez, decorrentes de acidentes ou doenças, motiva o fenômeno.

A ausência de eficientes programas no ensino médio e universitário sobre planejamento financeiro contribuiu para a falta de cultura na contratação de seguros de vida no nosso país, o que torna esse processo de escolha mais complexo. 

Alinhado com esses fatores e de olho nesse promissor nicho de mercado, empresas do setor e agentes financeiros realizaram significativos investimentos tecnológicos, proporcionando maior eficiência e segurança nos processos. Isso contribuiu para melhorar a apresentação das ofertas, mas o consumidor permanece com inúmeras dúvidas na hora da escolha.

Por conta disso, foi constatado que o sucesso nas vendas do seguro de vida tem sido obtido por empresas que ampliaram a preocupação com venda consultiva, ou seja, além dos dados básicos como renda atual e idade, os estudos estão sendo tratados com maior eficiência na análise dos riscos individualmente, proporcionando maior lisura e esclarecimentos na relação com os consumidores.

Nesses estudos, para a definição das melhores garantias securitárias, agentes especializados levam em consideração as particularidades individuais, analisando detalhes sobre o estilo e momento de vida, padrão financeiro e poder de investimento ao longo da vida, compreendendo as reais necessidades das pessoas.

A boa notícia é que, por conta do aumento da expectativa de vida do povo brasileiro, aliado à quantidade de ofertas das diversas seguradoras, o custo desse tipo de seguro foi otimizado, proporcionando ofertas cada vez mais atrativas e com garantias diferenciadas. Além da cobertura tradicional nos casos de morte e invalidez, oferecem também coberturas para outros imprevistos, como o diagnóstico de doenças graves, doenças terminais, perda temporária da renda, continuidade da educação, ampla rede de assistência de serviços complementares e a possibilidade de retorno de parte dos investimentos financeiros (reserva financeira), proporcionando resgate de parte dos valores pagos à seguradora, em vida, após um período e seguindos as regras  previamente estabelecidas.

Merece destaque que esse leque de coberturas que tradicionalmente era mais difundido em programas de seguro de vida empresarial, passou a ser acessível para a contratação individual.

Diante desse cenário promissor e facilitador, é preciso ter em mente que a procura pela melhor opção de seguradora e de coberturas personalizadas merece a assessoria dos especialistas, mesmo porque esse tipo de serviço não agrava o custo do seguro, quer seja via o seu corretor de seguros, agente financeiro ou o representante das seguradoras especializadas no segmento. 

Outro ponto importante e que merece destaque sobre as vantagens da contratação do seguro de vida é o fato de que, além dos herdeiros, as indenizações podem ser destinadas a outras pessoas. Os valores das indenizações, desde que não haja nenhum impedimento legal, estão sendo pagos com maior rapidez, além de os valores não fazerem parte de inventários e de não incidir imposto de renda aos beneficiários.

Dados recentes do mercado segurador divulgados recentemente pela CNSeg, sinalizam um impulso na contratação de seguro de vida, provavelmente por conta de sensível aumento da educação financeira, atual momento de vida dos brasileiros e o melhor acesso às informações.

Por fim, o seguro de vida precisa e deve fazer parte do planejamento em qualquer momento da vida, sendo que quanto mais cedo for contratado, menor será o custo e maior será a tranquilidade emocional e financeira para enfrentar os desafios. 


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