sexta, 19 de abril de 2024
AMBEV

Comércio eletrônico ganha relevância nas vendas de cervejas durante pandemia

02 julho 2020 - 14h59Por Investing.com

Por Gabriel Codas Investing.com - O comércio eletrônico é uma das formas encontradas pelas empresas para amenizar os impactos da pandemia da Covid-19. Um dos segmentos que viu essa tendência aumentar foi o de vendas de cerveja pela internet. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o vice-presidente de marketing da Ambev (SA:ABEV3), Ricardo Dias, diz que o canal ganhou relevância durante o isolamento social, o que deve seguir crescendo no futuro. Por volta das 14h56, as ações da Ambev caíam 1,88% a R$ 14,09, indo na contramão da alta do Ibovespa hoje. O principal índice acionário brasileiro subia 0,52% a 96.700 pontos. Dias avalia que quem não estiver preparado para atender esses consumidores deve perder mercado, e isso na só no caso das cervejas, como também em outros segmentos de consumo. Atualmente, a Ambev tem como canais de venda de cerveja on-line o Empório da Cerveja e o Zé Delivery, sendo que o segundo permite a compra de cerveja gelada, que são entregues na casa do consumidor pelo bar mais próximo cadastrado no serviço. De acordo com a reportagem, entre os meses de março e abril, a plataforma Zé Delivery realizou 1,6 milhão de transações, mais do que todas as vendas feitas em 2019. A mesma avaliação é feita pela diretora sênior de marcas premium da Heineken, Vanessa Brandão. Ela explica que a pandemia fez com o setor precisasse se reinventar, com as empresas preparadas para as vendas on-line obtendo melhor resultado. Os executivos entendem que os bares e restaurantes continuarão sendo canais de vendas muito importantes, mas salientaram a importância das indústrias terem mais dados sobre os consumidores por meio dos canais digitais para traçar melhor suas estratégias. O novo cenário deve fazer com que as indústrias invistam mais nas mídias digitais. Vanessa acrescentou que as mídias digitais tornaram mais complexas as decisões de investimento.