A Agência Internacional de Energia (AIE) revisou suas projeções para o mercado global de petróleo, com uma redução da previsão de aumento na demanda para 2025 e o aumento das estimativas de oferta.
O relatório recente indica que a demanda mundial deve crescer 980 mil barris por dia no próximo ano, abaixo da previsão anterior de 1 milhão de BPD.
Para 2024, a AIE elevou ligeiramente a projeção de crescimento da demanda para 970 mil BPD, que resultaria em um consumo total de 103,10 milhões de barris diários este ano.
No segundo trimestre, o aumento da demanda diminuiu para 710 mil barris por dia, o menor em mais de um ano, com a China em contração no consumo de petróleo em abril e maio.
Além disso, a AIE ajustou para cima as previsões de oferta de petróleo fora da Opep+ para os próximos dois anos, com uma produção esperada de 1,5 milhão de BPD em 2024 e 1,8 milhão de BPD em 2025.
Os estoques globais de petróleo aumentaram em maio pelo quarto mês consecutivo, com estoques offshore em queda e estoques terrestres no maior nível em trinta meses.
Apesar das preocupações com a economia chinesa e a desaceleração do crescimento da demanda, os preços do petróleo se recuperaram em junho, impulsionados pela Opep+ e por tensões geopolíticas.