quinta, 25 de abril de 2024

Destaques: reunião do Fed e desemprego nos EUA

05 novembro 2020 - 09h19Por Investing.com


Por Geoffrey Smith - Investing com - Joe Biden está à beira da vitória, apesar das ações legais de retaguarda do presidente Donald Trump. A reunião de política do Fed termina, com o anúncio de pedidos iniciais de seguro-desemprego. As ações ainda gostam da ideia de um Congresso dividido. O Banco da Inglaterra expande sua compra de títulos, enquanto a União Europeia corta as previsões de crescimento da zona do euro para o próximo ano. E o Ant Group só voltará ao mercado por pelo menos seis meses.

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na quinta-feira, 5 de novembro.

1. Biden à beira da vitória

Joe Biden se aproximou da vitória nas eleições presidenciais dos EUA, com os principais estados de Wisconsin e Michigan indo para o candidato do Partido Democrata por pequenas margens.

Biden só precisa de mais seis votos do colégio eleitoral para garantir sua vitória, com os estados da Pensilvânia, Geórgia, Nevada e Carolina do Norte e Arizona ainda contando - apesar de ações judiciais movidas pelas equipes jurídicas do presidente Donald Trump para impedir a contagem de votos na Pensilvânia e na Geórgia .

Os resultados definitivos e oficiais ainda não estarão disponíveis por alguns dias devido ao grande volume de votos sendo processados. O comparecimento geral foi o mais alto da história recente, com Trump superando sua contagem de votos de quatro anos atrás e Biden alcançando o maior número de votos já dados para um candidato presidencial.

2. Fim da reunião do Fed; pedidos iniciais de seguro-desemprego no radar

O Federal Reserve anunciará os resultados de sua última reunião de política monetária às 16h00, com a conferência de imprensa do presidente Jerome Powell meia hora depois. A chance de estímulo monetário adicional parece baixa, chegando apenas um dia após uma eleição que não gerou muitos choques negativos para os mercados financeiros dos EUA.

VEJA TAMBÉM: Em meio a incerteza na eleição dos EUA, Fed deve evitar mudanças

No entanto, a possibilidade não pode ser descartada, dada a aparente desaceleração da economia à medida que a segunda onda da pandemia Covid-19 continua a crescer. Os EUA registraram mais de 1.000 mortes na quarta-feira e, pela primeira vez, mais de 100.000 novos casos do coronavírus.

Ao mesmo tempo, as contratações diminuíram drasticamente, com o relatório da folha de pagamento privada da ADP mostrando apenas 350.000 empregos criados no mês passado. Os dados de pedidos iniciais por seguro-desemprego da semana passada serão divulgados 10h30, enquanto o relatório oficial do mercado de trabalho - o famoso payroll - provavelmente irá corroborar esses dados na sexta-feira.

3. Ações definidas para abrir em alta

Os mercados de ações dos EUA devem abrir com fortes ganhos pelo segundo dia consecutivo, à medida que analistas e investidores projetam suas várias esperanças em um resultado eleitoral que antes havia sido visto como o pior de todos os resultados possíveis - um resultado contestado e um Congresso dividido.

Por volta das 09h05, os futuros do Dow subiam 363 pontos, ou 1,3%, enquanto os do S&P 500 subiam 1,73% e os Nasdaq futuros subiam 2,55%.

A ação de preços de quarta-feira refletiu o alívio de que um Senado defendido com sucesso pelo Partido Republicano frustraria quaisquer planos de aumentos radicais de impostos sob uma "onda azul" democrata. A realização de lucros com os ganhos impressionantes em, por exemplo, ações das Big Techs nos últimos anos, tornou-se menos premente.

Outra consequência do resultado é que uma divisão do Congresso dificilmente chegará a um acordo sobre reformas radicais de qualquer tipo - reduzindo o risco regulatório para setores como o de saúde, cujas ações tiveram ganhos evidentes na quarta-feira.

4. Banco da Inglaterra impulsiona programa de QE; UE corta previsões de crescimento para 2021 da zona do euro

O Banco da Inglaterra aumentou seu programa de flexibilização quantitativa mais do que o esperado, abrindo caminho para maiores empréstimos governamentais para lidar com uma esperada recessão de duplo mergulho.

O Banco expandiu o programa de suas compras de ativos para 150 bilhões de libras (US$ 195 bilhões), ou cerca de 7% do PIB do Reino Unido, dizendo que espera que a economia se contraia no quarto trimestre e enfrente ventos contrários extras no início do próximo ano a partir do fim da fase de transição pós-Brexit (embora ainda espere que o Reino Unido e a UE assinem um acordo comercial quase imediatamente).

Enquanto isso, a Comissão Europeia disse que também espera que a economia da zona do euro encolha 0,1% no quarto trimestre devido à pandemia (o crescimento das encomendas às fábricas alemãs desacelerou mais acentuadamente do que o esperado em outubro para apenas 0,5%). Embora tenha dito que a contração econômica deste ano será menor do que inicialmente temido em 7,8%, ele também espera que a recuperação no próximo ano seja menos dramática em 4,2%.

5. Ant Group enfrenta atraso de 6 meses no reescalonamento do IPO

O Ant Group (HK:6688) (SS:688688) de Jack Ma enfrenta um atraso de pelo menos seis meses para chegar ao mercado depois que seu IPO recorde foi suspenso pelos reguladores no início desta semana, de acordo com o Financial Times.

O Financial Times relatou que o grupo de serviços financeiros, construído em torno do sistema de pagamento Alipay que alimenta o mercado online do Alibaba, também provavelmente verá sua avaliação fortemente reduzida quando se apresentar novamente aos investidores.

A suspensão veio depois de mudanças nos regulamentos sobre credores online que poderiam atingir seriamente uma das operações mais lucrativas do Ant, a combinação de credores e devedores por meio de sua plataforma. Os novos regulamentos exigem que os credores financiem pelo menos 30% de seus empréstimos diretamente, algo que vai amarrar mais capital do Ant e reduzir sua lucratividade.