sexta, 19 de abril de 2024

Destaques: Trump retoma campanha, enquanto novos casos de covid-19 abalam Europa

13 outubro 2020 - 09h18Por Investing.com

Por Geoffrey Smith - Investing.com -- Início da temporada de balanços e noticiário corporativo lideram a agenda, com o Prime Day da Amazon (NASDAQ:AMZN) e o lançamento do iPhone da Apple (NASDAQ:AAPL) definido para ganhar as manchetes.

O JPMorgan e o Citigroup iniciaram a temporada de lucros, junto com a Johnson & Johnson, que teve que suspender seu teste de drogas Covid-19 durante a noite. Há alguns dados econômicos sombrios da Europa, e a Agência Internacional de Energia prevê um pico anterior para a demanda mundial de petróleo.

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na terça-feira, 13 de outubro.

1. Amazon Prime Day e lançamento do iPhone

Dois grandes eventos de marketing devem chegar às manchetes, com o Prime Day anual da Amazon coincidindo com o lançamento da Apple de seu novo iPhone 12 habilitado para 5G.

O evento da Apple foi um tanto obscurecido por notícias que sugerem que as limitações de capacidade nas redes dos EUA significam que os compradores norte-americanos não serão capazes de aproveitar ao máximo as velocidades de download mais rápidas do novo telefone. No entanto, devido ao lançamento inevitável do 5G no próximo ano, isso deve ser apenas um pequeno problema.

Indiscutivelmente mais significativo é o Prime Day, dado o que ele pode dizer sobre a força geral da demanda do consumidor dos EUA em um cenário de alto desemprego e incerteza contínua sobre as perspectivas econômicas.

2. Trump retoma a campanha; J&J suspende testes de vacina para Covid

O presidente Donald Trump voltou à campanha, dizendo aos apoiadores que se sentia “poderoso” e alegando que agora estava “imune” ao vírus da Covid-19. Especialistas médicos questionam a última afirmação, que ocorre em um momento em que os EUA estão registrando seus primeiros casos confirmados de reinfecção.

O médico de Trump disse que o presidente havia testado negativo para Covid-19 em dois dias consecutivos.

As esperanças de um avanço precoce na divulgação de uma vacina para o público em geral sofreram um golpe durante a noite, quando a Johnson & Johnson interrompeu o estágio 3 dos testes de sua vacina experimental após uma doença inexplicada em um participante do estudo. A J&J dá início à temporada de balanços do terceiro trimestre mais tarde, que teve início com alguns dos maiores bancos dos EUA.

3. Ações devem abrir mistas; resultados bancários em foco

Os mercados de ações dos EUA devem abrir mistos, com o desempenho de tecnologia novamente superando à medida que o sentimento em relação às ações cíclicas sofre um impacto com as notícias dos testes da J&J.

Às 8h43, os futuros do Dow caíam 106 pontos, ou 0,4%, enquanto os do S&P 500 caíam 0,1% e os do Nasdaq subiam 0,9%.

4. Dados da Europa atingidos por vírus

A recuperação econômica da Europa parece cada vez mais abalada, à medida que uma segunda onda de infecções mina o sentimento e o desemprego aumenta à medida que os governos reduzem os esquemas de subsídio salarial.

A pesquisa do sentimento econômico alemão ZEW caiu para seu nível mais baixo desde maio, com novos temores sobre um fim perturbador para o período de transição do Brexit e preocupações sobre resultados contestados das eleições nos EUA se somando às sobre o vírus.

Enquanto isso, o emprego no Reino Unido caiu em uma máxima de 11 anos nos três meses até agosto, à medida que as empresas eliminaram empregos em massa antes do fim programado do esquema de auxílio do governo.

Os dados dos EUA com divulgação posterior incluem a inflação dos preços ao consumidor para setembro e, para aqueles que estão fora de moda o suficiente para se importar, o saldo do orçamento federal para setembro.

5. IEA vê pico de demanda de petróleo mais cedo

A Agência Internacional de Energia disse que agora espera que a demanda mundial de petróleo atinja o pico em 2030, como resultado das mudanças permanentes da pandemia na economia. Anteriormente, esperava-se um pico em algum momento da próxima década.

O novo World Energy Outlook da IEA, publicado na terça-feira, diz que a pandemia também acelerou o declínio do uso de carvão em todo o mundo e acelerará a adoção de tecnologias renováveis. Ela espera que as energias renováveis ​​atendam a 80% do crescimento da demanda mundial na próxima década.

O lançamento adiciona uma perspectiva de longo prazo ao relatório mensal da Opep que será publicado na hora do almoço em Viena.

Os futuros do petróleo norte-americano subiam 2,3%, para US$ 40,35 o barril, no entanto, apoiados pela premissa otimista da IEA de que a economia mundial se recuperará vigorosamente no próximo ano, conforme o coronavírus seja controlado.