Concursos

CONCURSO ITAMARATY: edital autorizado prevê 50 vagas e salários acima de R$ 20 mil

A autorização para o concurso deste ano foi publicada recentemente no Diário Oficial da União (DOU)

Palácio do Itamaraty na Esplanada dos Ministérios
Palácio do Itamaraty na Esplanada dos Ministérios

Considerado um dos concursos mais desafiadores e concorridos do Brasil, o Ministério das Relações Exteriores anunciou a autorização para um novo certame destinado ao cargo de terceiro-secretário, que marca o início da carreira diplomática.

São oferecidas 50 vagas com salário inicial atrativo.

O processo seletivo, conhecido como Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), se realiza anualmente com a organização do Instituto Rio Branco (IRBr), academia diplomática brasileira vinculada ao ministério.

Os diplomatas são funcionários públicos que representam o Brasil e seus cidadãos no exterior, negociam interesses nacionais em conferências internacionais e prestam assistência consular aos brasileiros.

A autorização para o concurso deste ano foi publicada recentemente no Diário Oficial da União (DOU), e estabelece a realização de provas objetivas e escritas que abrangem língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, direito, e língua espanhola ou francesa.

A primeira fase de provas está prevista para ocorrer dentro de dois meses após a publicação do edital, cuja data ainda não foi definida.

Todos os cidadãos brasileiros natos com formação superior reconhecida pelo Ministério da Educação podem participar do certame.

Sair da versão mobile