Economia

Crédito consignado pode ser solicitado pela Carteira de Trabalho Digital

Atualmente, para contratar essa modalidade de empréstimo, o trabalhador precisa recorrer ao banco conveniado pela empresa

Real,dinheiro, moeda
Real,dinheiro, moeda

Os trabalhadores do setor privado terão acesso ao crédito consignado diretamente pela Carteira de Trabalho Digital. Aprovado pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), esse serviço vai ser disponibilizado através de dispositivos móveis.

Atualmente, para contratar essa modalidade de empréstimo, o trabalhador precisa recorrer ao banco conveniado pela empresa.

Com o novo sistema, todos terão a oportunidade de garantir financiamentos diretamente na folha de pagamento, sem intermediários.

 

Mas como isso funciona na prática?

O crédito consignado, uma alternativa de empréstimo com desconto direto na folha de pagamento, foi criado no início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2003.

Agora, com essa nova medida, o acesso vai ser facilitado, especialmente para os trabalhadores de baixa renda, que representam cerca de 37,0 milhões de brasileiros que ganham até R$ 2.720,00 por mês.

Entretanto, para que essa novidade entre em vigor, vai ser necessário ajustar a legislação atual.

Atualmente, a solicitação do crédito consignado depende de um acordo entre a empresa e um banco, o que muitas vezes limita o acesso a taxas de juros mais vantajosas. O governo afirma trabalhar para mudar essa realidade.

O primeiro passo para aproveitar essa oportunidade? Ter a Carteira de Trabalho Digital ativa, que substituiu a versão física desde 2019. Isso facilita o acesso a informações trabalhistas e profissionais através de dispositivos móveis ou pelo portal web do Governo Federal.

O processo de solicitação do empréstimo vai ser feito através da plataforma FGTS Digital, e dispensa a necessidade de convênios entre instituições financeiras e empregadores.

As etapas de operação serão realizadas diretamente no e-Social, gerenciado pela Receita Federal, utilizado pelas empresas para recolher encargos trabalhistas.

Os trabalhadores poderão simular e contratar o crédito consignado pela própria Carteira de Trabalho Digital, com a escolha do banco de sua preferência.

Essa praticidade promete reduzir os juros, aumentar a concorrência entre os bancos e diminuir o risco de inadimplência.

Entretanto, esteja atento à segurança dos dados. Utilize apenas o aplicativo oficial e evite compartilhar informações pessoais em ambientes não seguros. 

 

 

 

Sair da versão mobile