O prazo final para a entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF24) é hoje e, nesse período, é necessário alertar os contribuintes sobre os riscos de deixar para realizar o processo em cima da hora. De acordo com dados da Receita Federal, mais de 30 milhões de declarações já foram recebidas até o momento. A expectativa é que aproximadamente 43 milhões sejam entregues até o final do prazo, que encerra na sexta-feira, dia 31 de maio.
"Deixar a declaração para a última hora pode gerar dor de cabeça aos contribuintes uma vez que essa atitude implica em diversos riscos fiscais e até eventuais prejuízos financeiros no futuro”, alerta o vice-presidente de Operações da Contabilizei, Charles Gularte.
"Além de esquecer ou não encontrar documentos importantes na última hora ou preencher as informações de forma incorreta, o contribuinte pode não conseguir entregar dentro do prazo por instabilidade ou congestionamento do sistema de recepção de declarações da Receita Federal. Esses e outros motivos podem resultar em multas e penalidades."
Ao deixar a declaração para a última hora, o contribuinte pode se ver obrigado a enviar a declaração do jeito que está, sem a oportunidade de corrigir possíveis erros ou de revisar com calma o que foi preenchido na declaração por ele ou pelo profissional contratado para auxiliá-lo nessa atividade, incluindo revisar as informações da declaração pré-preenchida, disponibilizada pela RFB, evitando assim erros ou omissões.
Charles recomenda que os contribuintes não deixem para fazer a declaração somente na data de hoje e que devem organizar a documentação necessária quanto antes, dedicando mais tempo para resolver esse ponto.
"É necessário mais tempo antes da data de entrega oficial para realizar a declaração com antecedência, assim será possível que o contribuinte tenha tempo para revisar as informações, evitar erros e garantir que a declaração seja entregue dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal", conclui.