Gastos públicos

Dólar hoje: moeda ameniza alta com falas de Haddad sobre cumprir arcabouço fiscal

O ministro afirmou que houve convergência com a Casa Civil em torno da elaboração de medidas para controle de despesas públicas

-
-

O dólar amenizou a alta vista na manhã desta quarta-feira (30) após falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Às 12h50 (horário de Brasília), o dólar (compra) subia 0,18%, cotado a R$ 5,771.

Em meio a incertezas do cenário fiscal brasileiro e monitorando também a economia externa, o dólar refletiu esses temores e chegou a subir quase 1% mais cedo.

Em entrevista a jornalistas, Haddad afirmou que houve convergência com a Casa Civil em torno da elaboração de medidas para controle de despesas públicas, ressaltando que o plano passa por análise jurídica e sem dar prazo para apresentação.

DÓLAR HOJE – Relatório ADP, PIB e inflação medida pelo PCE influenciam câmbio, com eleições presidenciais dos EUA no radar

O ministro pontuou que deve ser necessário aprovar uma emenda constitucional para efetivar medidas em análise, ressaltando que elas terão “o impacto necessário para o arcabouço ser cumprido”.

“Tem esse desafio de redação. Invariavelmente, a proposta é de uma emenda constitucional”, disse.

Haddad afirmou entender a inquietação do mercado, argumentando que uma semana a mais de discussão no governo não vai prejudicar as propostas, mas “melhorar a qualidade do trabalho”.

“As despesas obrigatórias, [o governo] tem que encontrar uma forma de caberem dentro do arcabouço, é isso que vai dar sustentabilidade”, ressaltou.

Sair da versão mobile