Nesta segunda-feira (4), o dólar deu um alívio ao abrir em queda frente ao real. Por volta das 9:45, a moeda marcava R$ 5,805 na compra e venda, uma diminuição de 1,11%.
Qual o motivo da queda do dólar?
O movimento acontece após o dólar ter fechado com o maior valor desde maio de 2020, e os investidores estão atentos aos desdobramentos de uma reunião em Brasília entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pode trazer novas diretrizes na área fiscal.
A semana promete ser movimentada e repleta de eventos que podem influenciar a economia, começando pela esperada eleição presidencial nos Estados Unidos na próxima terça-feira (5), seguida pela decisão do Banco Central do Brasil sobre a taxa de juros na quarta (6).
Para completar, na quinta (7), o Federal Reserve anunciará sua política monetária, eventos que têm o potencial de impactar o mercado cambial de maneira significativa.
Os investidores, portanto, estão de olhos bem abertos, aguardando informações que possam balançar as expectativas do mercado.
Com um cenário econômico tão dinâmico, a movimentação do dólar promete ser um termômetro das reações às novidades políticas e monetárias tanto no Brasil quanto no exterior.