O relatório de emprego ADP (nos Estados Unidos) para janeiro mostrou um crescimento acima do esperado. O país gerou 183 mil novos postos de trabalho, superando a projeção de 150 mil e o dado revisado do mês anterior (122 mil).
O aumento salarial anual para aqueles que permaneceram no emprego foi de 4,7% (ante 4,6%), enquanto para os que mudaram de emprego caiu para 6,8% (antes 7,1%).
Apesar disso, a economista-chefe da ADP, Nela Richardson, pontuou que o bom início de 2025 esconde diferenças no mercado de trabalho.
Isso porque setores voltados ao consumidor impulsionaram a contratação, enquanto os serviços empresariais e a produção tiveram um crescimento mais fraco.
Dado de emprego pode impactar juros?
Em sua decisão mais recente, o Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) decidiu pela manutenção do intervalo da taxa de juros.
A autarquia anunciou uma pausa no ciclo de cortes da fed funds, mantendo o intervalo entre 4,25% e 4,50% ao ano.
Em comunicado, o Fed reforçou que o crescimento econômico permanece sólido, e que a redução do balanço patrimonial prosseguirá no ritmo estabelecido.
Além disso, o banco enfatizou uma percepção de riscos “praticamente equilibrados” para as metas de emprego e inflação. No entanto, na decisão, o Fed também afirmou que os dados de emprego seguem pressionados.