As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024 chegam ao fim nesta sexta-feira (7). Se você ainda não garantiu seu lugar, hora de agir!
O processo deve ser realizado por meio da Página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As datas das provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro
Mas como fazer a inscrição no ENEM 2024?
Acesse a Página do Participante no portal do Inep e preencha os campos obrigatórios com seu número de CPF, data de nascimento, informações pessoais e endereço.
Não se esqueça de indicar o estado e município onde prefere realizar o exame.
Você também precisa escolher se pretende responder as cinco questões de língua estrangeira em inglês ou espanhol. Se ainda não possui cadastro e senha no Gov.br, crie um antes de prosseguir.
Certifique-se de verificar e enviar uma foto de acordo com as instruções fornecidas.
Após concluir a inscrição, você pode acompanhar seu status pela Página do Participante.
Quanto custa se inscrever?
Quanto à taxa de inscrição, o valor foi definido em R$ 85,00 e deve ser quitado entre os dias 27 de maio e 12 de junho. No entanto, se você foi contemplado com a isenção da taxa, pode realizar o exame gratuitamente.
O pagamento pode ser efetuado via boleto, PIX ou cartão de crédito.
A isenção não garante automaticamente a inscrição. Todos os candidatos, isentos ou não, devem se inscrever para participar do exame.
Para consultar o resultado da isenção, basta acessar a Página do Participante no Enem 2024, inserir CPF e senha cadastrados e realizar o login.
Além disso, os estudantes que desejam utilizar o nome social no Enem têm até o dia 7 de junho para fazer a solicitação pela mesma plataforma.
Não se esqueça dos atendimentos especializados! Se você precisa de algum auxílio específico durante a prova, como tempo adicional para resolver questões, faça a solicitação durante o período de inscrições.