Exterior

Trump e Putin iniciam negociações para acordo sobre guerra na Ucrânia

Presidente dos EUA afirma que instruiu sua equipe a começar conversas para um acordo de paz

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (12) que teve uma conversa “altamente produtiva” com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e que suas equipes iniciarão imediatamente as negociações para um acordo de paz na guerra da Ucrânia.

A declaração foi feita em sua rede social, a Truth Social.

De acordo com Trump, os dois líderes concordaram em trabalhar juntos de maneira próxima e até mesmo realizar visitas oficiais aos respectivos países.

“Também concordamos em ter nossas respectivas equipes começando as negociações imediatamente, e começaremos ligando para o presidente Zelensky, da Ucrânia, para informá-lo sobre a conversa, algo que farei agora”, escreveu o presidente americano.

Declarações polêmicas de Trump sobre a guerra na Ucrânia

A movimentação de Trump ocorre dias depois de uma entrevista à emissora Fox News, na qual ele cogitou a possibilidade de que a Ucrânia “pode ser da Rússia algum dia”.

“Podem fazer um acordo, podem não fazer um acordo. Podem ser russos algum dia, ou podem não ser russos algum dia”, disse ele.

Além disso, Trump enfatizou a necessidade de retorno financeiro para os Estados Unidos diante da ajuda concedida à Ucrânia. Isso sugeriu uma possível troca pelos recursos naturais do país, como minerais raros.

“Vamos ter todo esse dinheiro lá, e eu digo que quero de volta. E eu disse a eles que quero o equivalente a, tipo, US$ 500 bilhões em terras raras,” afirmou. “E eles essencialmente concordaram em fazer isso, então pelo menos não nos sentimos estúpidos.”

Sair da versão mobile