![Haddad nega taxação a empresas dos EUA após fala de Trump Haddad nega taxação a empresas dos EUA após fala de Trump](https://uploads.spacemoney.com.br/2024/11/fernando-haddad-mf.webp)
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, usou as redes sociais para desmentir a informação de que o governo brasileiro pretende taxar empresas de tecnologia dos Estados Unidos caso o presidente Donald Trump decida impor tarifas ao Brasil.
“Para não deixar dúvida, não é correta a informação de que o governo Lula deve taxar empresas de tecnologia se o governo dos Estados Unidos impuser tarifas ao Brasil”, publicou Haddad.
A declaração veio após Trump afirmar que anunciaria, nesta segunda-feira (10), tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para os EUA.
O possível aumento das tarifas gerou especulações sobre uma possível retaliação do governo brasileiro, o que foi negado por Haddad.
Posicionamento do governo brasileiro sobre taxação
Mais cedo, Haddad já havia ressaltado que o governo do Brasil só se pronunciará oficialmente sobre a fala de Trump quando houver “decisões concretas e não anúncios que podem ser mal-interpretados”.
Assim, o posicionamento do ministro busca evitar reações precipitadas antes da formalização de qualquer medida pelos Estados Unidos.
O Brasil é um dos principais fornecedores de aço e alumínio para os EUA. Medidas protecionistas adotadas por governos norte-americanos já impactaram a economia brasileira no passado.
No entanto, até o momento, o governo Lula não manifestou qualquer intenção de adotar contramedidas em resposta ao possível aumento tarifário.