As vendas do comércio varejista no país recuaram 1,30% na passagem de novembro para dezembro, no segundo resultado efetivamente negativo para 2023, fora da faixa de variação entre -0,10% e -0,50%, e o de maior amplitude.
Apesar disso, o varejo encerrou o ano no campo positivo, com uma alta de 1,70%, resultado superior a 2022 (1,0%). Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (7), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Sete das onze atividades pesquisadas no âmbito do varejo ampliado fecharam o ano no campo positivo.
Foram elas:
- – Veículos e motos, partes e peças (8,10%),
- – Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (4,70%);
- – Combustíveis e lubrificantes (3,90%);
- – Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,70%),;
- – Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,00%);
- – Móveis e eletrodomésticos (1,00%); e
- – Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%).
Pelo lado negativo, as quatro atividades que sofreram queda foram:
- – Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-10,90%);
- – Tecidos, vestuário e calçados (-4,60%);
- – Livros, jornais, revistas e papelaria (-4,50%); e
- – Material de construção (-1,9%).