IAEmp

IAEmp avança em julho e atinge 81,6 pontos, aponta FGV

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) subiu 2,2 pontos em julho, para 81,6 pontos, maior nível desde setembro de 2022 (83,8 pontos)

O MEI (Microempreendedor Individual) tem direito a receber seguro-desemprego?
O MEI (Microempreendedor Individual) tem direito a receber seguro-desemprego? | Marcello Casal Jr - Agência Brasil

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) subiu 2,2 pontos em julho, para 81,6 pontos, maior nível desde setembro de 2022 (83,8 pontos), apontou o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Na média móvel trimestral, o IAEmp avançou 0,5 ponto.

“A alta em julho do indicador confirma sua trajetória positiva iniciada no final do ano passado. Mesmo com algumas oscilações, a retomada recente já acumula alta de 6,6 pontos desde novembro de 2023. Esse momento favorável do mercado de trabalho parece estar relacionado à recuperação da confiança dos setores cíclicos nesse semestre”, avaliou o economista Rodolpho Tobler.

Destaques do IAEmp

Em julho, nenhum dos sete componentes dos IAEmp registrou contribuições negativas. A maior contribuição foi do indicador de Situação Atual dos Negócios de Serviços, com 0,6 ponto, seguidos dos indicadores de Situação Atual dos Negócios e Tendência dos Negócios da Indústria e de Emprego Previsto de Serviços, com 0,4 ponto.

Sair da versão mobile