Análise

Alta da Selic? IGP-M e IPCA-15 reforçam possibilidade, diz analista

Flávio Conde, analista de investimentos da Levante Investimentos, destacou que a desaceleração dos índices alimenta as expectativas

Alta da Selic? IGP-M e IPCA-15 reforçam possibilidade, diz analista

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) desacelerou para 0,29% em agosto, abaixo da expectativa de 0,45%, segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quinta-feira (29).

Flávio Conde, analista de investimentos da Levante Investimentos, destacou que a desaceleração reflete principalmente a queda nos preços do atacado.

Ele aponta que a desaceleração do IGP-M e do IPCA-15, divulgado pelo IBGE na última terça-feira (27), reforçam a possibilidade de manutenção da taxa de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom) em sua próxima reunião.

Apesar da desaceleração, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, alertou que a redução dos índices ainda não é suficiente para aliviar as pressões inflacionárias.

IGP-M no detalhe

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que representa 60% do IGP-M, variou 0,29%, influenciado pela redução nos preços de commodities como minério de ferro, farelo de soja e feijão.

Em julho, o índice havia registrado alta de 0,61%. Com isso, o IGP-M acumula um avanço de 4,26% em 12 meses, enquanto em agosto de 2023 o índice registrava deflação de 0,14% e queda acumulada de 7,20% em 12 meses.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que responde por 30% do IGP-M, também desacelerou para 0,09%, com destaque para a queda na variação do grupo Educação, Leitura e Recreação, especialmente passagens aéreas, que recuaram de 12,06% para 2,60%. Por outro lado, o grupo Transportes registrou alta nos preços, puxada pelo aumento de 3,62% na gasolina.

Sair da versão mobile