Indicadores Econômicos

Inflação do aluguel: IGP-M avança 1,52% em outubro, diz FGV

Em outubro de 2023, o IGP-M havia apresentado aumento de 0,50% no mês e acumulava queda de 4,57% em 12 meses

- Pexels
- Pexels

Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) avançou 1,52% em outubro, e acelerou em relação ao mês anterior, quando havia registrado alta de 0,62%. As informações são do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e foram divulgadas nesta quarta-feira (30).

Com esse desempenho, o índice acumula elevação de 4,20% no ano e de 5,59% nos últimos doze meses.

Em outubro de 2023, o IGP-M havia apresentado aumento de 0,50% no mês e acumulava queda de 4,57% em 12 meses.

Em outubro, além dos efeitos climáticos adversos, houve o impacto da demanda global por commodities. No IPA, os maiores impactos foram registrados nos preços de bovinos, carne bovina e minério de ferro, produtos de exportação que apresentaram um aumento expressivo no volume exportado. No Índice ao Consumidor, a maior contribuição veio da tarifa de eletricidade residencial, consequência da adoção da bandeira tarifária vermelha, patamar 2. Na construção civil, o maior impacto se deve ao aumento expressivo nos preços de materiais, equipamentos e serviços.

Matheus Dias, economista.

Em outubro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 1,94%, uma aceleração significativa em relação ao comportamento observado em setembro, quando registrou alta de 0,70%.

Em outubro, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou uma variação de 0,42%.

Entre as oito classes de despesa que compõem o índice, cinco delas exibiram aceleração em suas taxas de variação: Habitação, Alimentação, Vestuário, Saúde e Cuidados Pessoais e Comunicação.

​​​​​​​Em outubro, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou uma alta de 0,66%.

Sair da versão mobile