Atestmed nos Correios

INSS amplia acordo para auxílio doença

O acordo prevê que pedidos do benefício por incapacidade temporária pelo Atestmed sejam feitos em agências dos Correios

Atestmed
Atestmed | Imagem/gov.br

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai ampliar o acordo para que pedidos do benefício por incapacidade temporária pelo Atestmed possam ser efetuados diretamente em agências dos Correios.

A ferramenta permite a substituição da perícia médica presencial pela análise documental on-line em casos de benefícios por incapacidade temporária com duração máxima de 180 dias.

Atualmente, este tipo de solicitação já representa quase metade dos pedidos do benefício.

O novo acordo

No primeiro semestre do ano, essa parceria funcionou como projeto-piloto em cidades do Nordeste, como Fortaleza.

Agora, o planejamento consiste na integração de 2,7 mil agências dos Correios no projeto. Futuramente, o acordo deverá funcionar para 7 mil agências próprias dos Correios.

O INSS tem quase 1,6 mil agências pelo país. Já os Correios contam com 11 mil unidades, sendo que 7 mil são próprias.

“Temos mais de 10 mil agências e presença em todas as cidades do Brasil. Com a parceria com o INSS, atuamos para facilitar a vida de milhões de brasileiras e brasileiros, uma diretriz que foi estabelecida pelo presidente Lula quando tirou a estatal da lista de privatizações em seu primeiro dia de governo”, afirmou o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, ao portal G1.

Pela parceria, um funcionário dos Correios poderá auxiliar no requerimento via Atestmed e digitalizará o atestado médico e documentos para enviar pelo aplicativo ou site Meu INSS.

Outra possibilidade é que o segurado inicie o processo pela Central 135 do INSS e finalize o pedido na agência dos Correios.

“O acordo com os Correios e os pré-requerimentos pela Central 135 vão acelerar as concessões de auxílio-doença. Essas ações se somarão às demais que visam reduzir os gastos do INSS com o pagamento de correção monetária pela demora na liberação do benefício”, explica o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Confira o passo a passo de como solicitar o benefício por incapacidade aqui.

(As informações são do portal G1)

Sair da versão mobile