Benefícios Sociais

INSS inicia pagamento da folha de novembro; confira o calendário

Calendário é escalonado de acordo com o número final do cartão do benefício

INSS: prazo de concessão do auxílio-doença
INSS: prazo de concessão do auxílio-doença | Foto/ Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou nesta segunda-feira (25) o pagamento da folha referente ao mês de novembro.

Os valores serão depositados de forma escalonada, em dias úteis, até o dia 6 de dezembro, seguindo o número final do cartão do benefício, sem considerar o dígito verificador.

Calendário de pagamentos do INSS

Os beneficiários que recebem até um salário mínimo serão os primeiros a ter acesso aos valores. Quem possui cartão com final 1 recebe no dia 25 de novembro, e os pagamentos seguem de forma progressiva até os cartões com final 0, que recebem no dia 6 de dezembro.

Para aqueles que recebem acima de um salário mínimo, o calendário começa no dia 2 de dezembro, contemplando os cartões com finais 1 e 6. O cronograma segue nos dias subsequentes:

  • 2 de dezembro: finais 1 e 6
  • 3 de dezembro: finais 2 e 7
  • 4 de dezembro: finais 3 e 8
  • 5 de dezembro: finais 4 e 9
  • 6 de dezembro: finais 5 e 0

Em casos de feriados municipais, estaduais ou nacionais, o pagamento será feito no próximo dia útil.

Pagamentos no Rio Grande do Sul

Os beneficiários do Rio Grande do Sul continuarão recebendo no primeiro dia do calendário, devido ao estado de calamidade pública decretado após as enchentes ocorridas em maio deste ano.

Prazo para saque

Os segurados têm até o final do mês seguinte à disponibilização do valor na conta para realizar o saque. Caso o montante não seja retirado nesse período, ele será devolvido ao INSS.

13º salário

Os beneficiários que passaram a receber auxílios ou benefícios previdenciários a partir de junho de 2024 terão direito à parcela única do 13º salário junto com o pagamento regular.

Para segurados com término programado de auxílio antes de 31 de dezembro, o valor será pago proporcionalmente.

Os segurados podem consultar os valores através da Central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou pelo site e aplicativo Meu INSS. Para acessar o extrato de pagamento, é necessário fazer login no portal Gov.br.

Sair da versão mobile