Inflação

IPCA: inflação sobe 0,56% em outubro, de 0,44% em setembro, mostra IBGE

A expectativa do mercado era de uma alta de 0,54% no mesmo período

-
-

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 0,56% em outubro, de 0,44% em setembro. A variação da inflação na passagem de um mês para o outro foi de 0,12 ponto percentual.

Já a expectativa do mercado era de uma alta de 0,54%. No ano, o IPCA acumula alta de 4,76%. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (8) pelo IBGE.

O que influenciou o IPCA?

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, dois tiveram maior influência nos resultados de outubro: Habitação (1,49%) e Alimentação e bebidas (1,06%), com contribuição de 0,23 p.p. cada.

Os demais grupos, por sua vez, ficaram entre o recuo de 0,38% de Transportes e a alta de 0,70% de Despesas Pessoais.

O que dizem os analistas?

Para Marcelo Bolzan, estrategista de investimentos, planejador financeiro e sócio da The Hill Capital, diante desse cenário de inflação corrente pressionada, o Banco Central deve continuar subindo os juros.

“A dúvida é o ritmo de subida e vejo que cresce até mesmo as projeções de aumentar 0,75 pp.”, afirma.

Além disso, o estrategista acredita que o mercado deve abrir precificando juros futuros mais altos. Além disso, o Ibovespa deve abrir no campo negativo, em sua análise.

Banco Central eleva Selic em 50 pontos-base, a 11,25% ao ano

Já Marcos Moreira, sócio da WMS Capital, ressaltou que a trajetória da inflação permanece em níveis elevados.

“Em nossa leitura, a trajetória da inflação permanece em níveis elevados, dificultando o processo de reancoragem das expectativas futuras, fazendo com que seja necessário o BC continuar aumentando o ritmo de aperto monetário, hoje o mercado já precifica com maiores probabilidades de alta de 0,75% na próxima reunião em dezembro”, afirmou.

INPC tem alta de 0,61% em outubro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC registrou alta de 0,61% em outubro, 0,13 p.p. acima do resultado observado em setembro (0,48%).

No ano, o INPC acumula alta de 3,92% e, nos últimos 12 meses, de 4,60%, acima dos 4,09% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em outubro de 2023, a taxa foi de 0,12%.

Os produtos alimentícios (1,11%) registraram aumento de preços pelo segundo mês consecutivo, acelerando de 0,49% em setembro para 1,11% em outubro.

Por sua vez, a variação dos não alimentícios (0,45%) ficou abaixo do resultado de setembro (0,48%).

Sair da versão mobile