Projeções otimistas

Lula contra projeções do mercado: presidente aposta em crescimento de 3,8% para o PIB

Em discurso, o presidente Lula afirmou que o Brasil superou as expectativas de crescimento do mercado de PIB de 0,8%

Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou novamente as previsões de mercado para o crescimento do Produto Interno do Brasil (PIB).

Em discurso no evento de celebração dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), os analistas subestimam o desempenho da economia nacional.  

Lula afirmou que o PIB de 2024 deverá crescer 3,8%, de acordo com as projeções do Banco Central. Assim, o crescimento da economia brasileira seria maior do que o que registrado em 2023 com avanço de 3,2%.  

Crescimento do PIB brasileiro  

Lula destacou que, enquanto o mercado projetava um crescimento do PIB de 0,8% para 2023, o Brasil superou essa previsão, alcançando um crescimento quatro vezes superior.  

“Em 2023, enquanto o mercado previa um ‘pibzinho’ de 0,8%, nós tivemos um PIB quatro vezes maior, de 3,2%”, afirmou o presidente.  

O presidente disse que esse resultado é referente à série de ações do governo, em especial ao trabalho do ministro da Economia, Fernando Haddad, destacando que o país conseguiu manter um déficit fiscal reduzido de 0,09% do PIB.  

Além disso, ele também apontou que a retomada dos investimentos em infraestrutura e a ampliação do mercado de trabalho são fatores importantes para esse crescimento. Por último, o presidente prometeu a voltar com o programa fome zero no ano que vem. 

Projeções do FMI 

Em janeiro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou suas projeções para o desempenho da economia brasileira em 2024, elevando a estimativa de crescimento do PIB para 3,7%. 

Distribuição da riqueza 

Após os resultados positivos do PIB no último ano, o presidente Lula defendeu a distribuição de riqueza. Para ele, “só tem importância para uma economia crescer se o resultado da economia for distribuído entre aqueles que produzem a riqueza”.  

Durante evento em Ribas do Rio Pardo (MS) em dezembro de 2024, Lula afirmou: “a verdade é que quem faz a empresa ficar rica, além dos investimentos, é o trabalho de milhares de pessoas”.  

De acordo com ele, “essas pessoas têm o direito de participar do resultado do crescimento”.  

Sair da versão mobile