Economia

Prévia da inflação: IPCA-15 acelera para 0,62% em novembro, aponta IBGE

De acordo com o Instituto, a principal pressão no mês veio do grupo Alimentação e Bebidas, que avançou 1,34%

Entenda o que é IPCA e como calculá-lo
Índice oficial de inflação no Brasil, o IPCA reflete as mudanças nos preços e afeta diretamente o poder aquisitivo e as decisões econômicas do país | Unsplash

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial no Brasil, registrou alta de 0,62% em novembro, o que representa uma aceleração em relação aos 0,54% de outubro. O dado foi divulgado nesta terça-feira (26) pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice veio acima do esperado pelo mercado, que projetava uma desaceleração de 0,49%.

Em 12 meses, a inflação subiu para 4,77%, o que supera os 4,47% registrados até outubro, segundo o IBGE.

De acordo com o Instituto, a principal pressão no mês veio do grupo Alimentação e Bebidas, que avançou 1,34% e contribuiu com 0,29 ponto percentual para o índice geral.

Produtos como óleo de soja (8,38%), tomate (8,15%) e carnes (7,54%) lideraram as altas, enquanto itens como cebola (-11,86%) e frutas (-0,46%) registraram quedas.

No grupo de Transportes, o aumento de 0,82% foi impulsionado pelo preço das passagens aéreas, que subiram 22,56%, o maior impacto individual do mês.

Já o grupo de Despesas Pessoais teve um aumento de 0,83%, impulsionado principalmente pelo reajuste do imposto sobre cigarros, que elevou o preço do produto em 4,97%.

A Habitação também registrou um aumento mais modesto de 0,22%, refletindo a desaceleração na alta da energia elétrica, após a implementação da bandeira amarela. Por outro lado, o grupo Educação foi o único a registrar uma leve queda de -0,01%.

Sair da versão mobile