O governo federal anunciou uma nova seleção no programa Minha Casa, Minha Vida, que incluirá 100 mil unidades habitacionais.
O anúncio aconteceu nesta quarta-feira (12) pelo ministro das Cidades, Jader Filho, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.
Segundo o ministro, a nova seleção contará com recursos do Orçamento Geral da União e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Prefeituras terão prioridade conforme avanço dos projetos Minha Casa, Minha Vida
Jader Filho destacou que a prioridade será para projetos mais maduros, que já estejam avançados e prontos para a execução.
“Quem mora de aluguel tem pressa, quem mora em área de risco tem pressa, quem mora nas ruas tem pressa. Por isso, a gente precisa agilizar. Vamos pegar os projetos que estão mais maduros e permitir que os prefeitos e empresas que já tenham projetos possam passar na frente, para que virem obra o quanto antes”, afirmou o ministro.
Ele também ressaltou que serão feitas alterações nas regras do FGTS, visando facilitar o acesso dos municípios aos recursos para infraestrutura, como saneamento, mobilidade e abastecimento de água.
Novas seleções para prevenção de desastres
Além das 100 mil novas moradias, Jader Filho anunciou que o governo prepara outras seleções voltadas para contenção de encostas e drenagem urbana.
Além disso, haverá uma linha específica para abastecimento de água em áreas rurais, com foco em regiões afetadas pela seca.
“Faremos uma seleção com os governos estaduais para prevenção, principalmente em regiões que sofrem com a seca. Nosso objetivo é ampliar o acesso à água e evitar tragédias”, explicou.
Com informações de InfoMoney.