Economia

Mulheres comandam 36% dos negócios na região Sul, revela Ailos

A maior concentração entre as empreendedoras está nas atividades de Serviços (51%) e Comércio (38%)

- Shutterstock
- Shutterstock

Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para debater a representatividade feminina em diferentes áreas do mercado de trabalho.

Com o objetivo de contribuir para esta discussão, o Ailos – sistema de cooperativas de crédito que conta com mais de 1,5 milhão de cooperados – realizou um levantamento e mostrou que 36% das empresas na região Sul do Brasil vinculadas a uma de suas 13 cooperativas têm uma mulher como sócia majoritária.

A maior concentração entre as empreendedoras está nas atividades de Serviços (51%) e Comércio (38%).

O estudo revela, ainda, que o número de empresas comandadas por mulheres nas cooperativas Ailos aumentou 38% nos últimos cinco anos. Atualmente, estas empresas representam cerca de R$ 3 bilhões em negócios.

“A ascensão das mulheres como líderes empresariais não apenas promove a igualdade de gênero, mas também contribui para a inovação e o crescimento econômico do país. Continuaremos incentivando esse crescimento, em busca de ainda mais representatividade feminina no universo empreendedor”, afirma Norton Paulo de Moraes, responsável pela área de cooperados PJ do Ailos.

Na comparação com o restante do Brasil, o Sul abriga 17,5% das empresas cujas donas são mulheres, contra 51,1% do Sudeste; 17,9% do Nordeste; 9,1% do Centro-Oeste; e 4,4% do Norte, segundo dados da Serasa Experian.

O Paraná lidera na região Sul, com 6,6% das empresas em todo o Brasil, seguido por Rio Grande do Sul (6,5%) e Santa Catarina (4,3%). São Paulo é o mais representativo em termos nacionais, com 27,8%.

Sair da versão mobile