
O Banco Central (BC) anunciou oficialmente o lançamento do Pix por aproximação, uma nova funcionalidade na maneira de realizar pagamentos no Brasil.
A partir desta sexta-feira (28), os consumidores poderão efetuar transações ao apenas aproximar o celular das maquininhas de cartão, similar ao que já ocorre com pagamentos por aproximação via cartões de crédito e débito.
Com essa inovação, será possível adicionar o Pix a carteiras digitais como Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay. Uma das principais vantagens é que os usuários não precisarão acessar diretamente o aplicativo do banco para concluir as transações.
Como ativar o Pix por aproximação?
Para ativar a funcionalidade, os consumidores deverão vincular sua conta bancária à carteira digital de sua preferência. Durante a configuração, o cliente será redirecionado ao aplicativo da instituição financeira para autorizar a integração.
Após isso, no momento de pagamento, bastará selecionar o Pix por aproximação, aproximar o celular da maquininha, revisar os dados da compra e confirmar a transação.
O valor máximo por transação será de R$ 500,00, mas os usuários poderão ajustar esse limite, personalizando tanto o valor por operação quanto o limite diário de gastos, o que proporciona mais controle e segurança, especialmente em caso de perda ou roubo do dispositivo.
A novidade estará disponível para todos?
Segundo o BC, inicialmente, a nova função estará disponível para usuários de dispositivos Android e para clientes de instituições financeiras participantes do ecossistema Open Finance.
Além disso, a adesão ao Pix por aproximação será opcional para bancos, carteiras digitais e provedores de maquininhas de cartão. No entanto, as empresas poderão decidir se oferecem ou não a funcionalidade.
A novidade foi testada desde outubro de 2023 em um projeto piloto com correntistas realizando transações em maquininhas da Cielo. Agora, o Pix por aproximação está pronto para se expandir em todo o país, oferecendo mais conveniência no uso do sistema de pagamentos.
Embora o recurso seja novo, as formas tradicionais de pagamento com Pix, como chave Pix e QR Code, continuarão disponíveis.