SpaceDicas

13° salário: veja 5 dicas para aproveitar melhor a renda extra nesse fim de ano

Com a proximidade do prazo de pagamento da primeira parcela, que deve ser feita até amanhã, 30 de novembro, entenda como otimizar essa verba

- Foto: Mikhail Nilov/ Pexels
- Foto: Mikhail Nilov/ Pexels

Mais um fim de ano chega e com ele milhões de trabalhadores assalariados esperam que um importante benefício caiam em suas contas: o 13° salário.

Com a proximidade do prazo de pagamento da primeira parcela, que deve ser feita até amanhã, 30 de novembro, entenda como otimizar essa verba extra. Vale lembrar que a segunda parcela costuma ser paga até o dia 20 de dezembro, conforme previsto por lei.

Segundo Luciana Ikedo, especialista em finanças e autora do livro Vida Financeira – Descomplicando, Economizando e Investindo, você deve conhecer suas finanças e definir prioridades antes de gastar o valor extra.

Entre as dicas fundamentais para uma utilização assertiva do décimo terceiro, Luciana Ikedo enfatiza:

1. Quitação de dívidas ou Renegociação

Destine uma parte do décimo terceiro para a quitação ou redução de dívidas. Se a liquidação total não for viável, você pode negociar as condições de pagamento, buscar a redução de juros ou parcelas mais acessíveis. Este passo libera recursos futuros e melhora a saúde financeira.

2. Constituição de reserva de emergência

Uma parte do décimo terceiro salário deve ser direcionado para a construção de uma reserva de emergência. Esta reserva atua como um colchão financeiro para imprevistos, como despesas médicas inesperadas, reparos domésticos ou situações de desemprego.

A estabilidade financeira tende a ser construída com esse tipo de precaução, de acordo com Ikedo.

3. Investimentos para projetos e sonhos pessoais

Luciana Ikedo ressalta a importância de considerar oportunidades de investimentos para projetos pessoais.

"Destinar parte do décimo terceiro para investimentos pode ajudar a realizar sonhos de longo prazo, como educação, empreendedorismo ou outras metas pessoais", reforça.

4. Presentes de final de ano

Ikedo sugere ainda estabelecer um teto de gastos tanto para o valor total quanto para cada presente na lista de final de ano.

Isso permite um planejamento mais consciente das despesas, evita excessos e garante que o décimo terceiro seja utilizado de forma equilibrada.

5. Compra de itens de autocuidado

Sabe aquelas compras que são essenciais, mas que deixaram para segundo plano e nunca são feitas? A especialista recomenda uma boa opção para o décimo terceiro: considerar a compra desses itens essenciais nessa época, como a troca de travesseiros e escovas de dentes.

Ela destaca que investir nesses itens de necessidade imediata contribui para a saúde e bem-estar a longo prazo.
 

Sair da versão mobile