Temporada de promoções

Black Friday exige verdadeira maratona dos empreendedores

Pequenas e micro empresas têm conseguido lucrar na data; porém, preparação exige estratégia e tempo

- Pexels
- Pexels

Ainda que as imagens de filas enormes, pessoas carregando TV's gigantes e placas de 'vendido' nas geladeiras das grandes lojas habitem a lembrança de muitos quando o assunto é Black Friday, o impacto das promoções da última sexta-feira de novembro têm ido muito além. 

Micro e pequenas empresas têm lucrado na data, principalmente, com apoio da internet. Mas para isso, planejamento é fundamental para os empreendedores, apesar de não ser tão simples, principalmente, no cenário atual.

"Este ano, a data, na minha opinião, não será a maior em vendas, mas será a maior usando a internet. O que as empresas deveriam estar fazendo é tentando quantificar o que vai acontecer. É claro que isso não é simples, mas é importante que pesquisem e vejam a conveniência ou não de aumento de estoque. Leiam sobre seu produto para entender o posicionamento dele no mercado, buscando inspiração também em outras empresas", aponta Antonio Wrobleski, presidente do Conselho de Administração da Pathfind e especialista em logística.

Por isso, diante do cenário econômico e do ganho de força por parte do e-commerce, Wrobleski afirma que os empreendedores precisam buscar alternativas que garantam uma boa logística para seus negócios.

"Tem se notado uma tendência grande entre as pequenas e médias trabalharem nos marketplaces dos grandes operadores. Existem números que mostram que, hoje, circundam os grandes operadores – como Via Varejo (VIIA3), Magalu (MGLU3), Mercado Livre (MELI34) – algo em torno de 1,5 milhão de empresas. Elas se beneficiam desse processo para colocar seus produtos no mercado", afirma Wrobleski. 

No entanto, todo esse processo e planejamento exige tempo para quem usa a estratégia citada por Wrobleski e, principalmente, para quem não a utiliza . Por isso, muitos empreendedores já estão há meses se preparando para novembro.

Preparação para a ‘temporada’

"Nosso planejamento começou em setembro e mobiliza todos os departamentos da empresa, desde a definição dos descontos, melhorias de infraestrutura, abastecimento de estoque até a criação da comunicação", explica Carolina Matsuse, 30 anos, sócia da Insider. 

Com sede em São Paulo, a startup desenvolve roupas funcionais e duráveis, com foco em produção sustentável e estabeleceu que a Black Friday não é apenas um dia, mas uma temporada que dura todo o mês de novembro. E a expectativa é grande. Segundo Carolina, o objetivo é conquistar, agora, duas vezes um mês normal de faturamento.

Carolina Matsuse, 30 anos, sócia da Insider

Para isso, a empresa acertou as arestas com a experiência que teve no ano passado ouvindo e integrando a opinião dos clientes. "Escutamos pedidos e feedbacks deles e trouxemos kits e promoções progressivas".

Estratégia

Lucas Marder de Oliveira Reis, 30 anos, é sócio-fundador da Ocean Drop, uma DNVB – empresa com operações totalmente digitais – de suplementação alimentar. E assim como Carolina, Lucas também iniciou com antecedência os preparativos para a Black Friday. E tudo para preparar um mês de promoções e não apenas uma sexta-feira.

"Iniciamos os preparativos com bastante antecedência, avaliando produtos com mais saída e quantidades em estoque. Alinhamos com nosso operador logística e capacidade de demanda. Estamos avaliando a possibilidade de mais coletas diárias caso necessário, bem como renegociamos todos os contratos, para ter um prazo e custo menor", explica Lucas.

A Ocean Drop também aproveitou o período para fazer um balanço de estoque, oferecendo descontos mais atrativos para produtos que tiveram uma menor saída durante o ano. Porém, como uma loja digital, num contexto em que muitas pessoas estão se habituando a comprar on-line, ele garante que uma das principais preocupações é com a entrega. Em dia, é claro.

"Teremos acompanhamento diário dos envios dos nossos pedidos, garantindo que todos sejam enviados e entregues no prazo acordado com cliente, vamos trabalhar com uma tabela de contingência para cotação de frete, disponibilizada em nosso sistema para evitar possíveis sobrecargas no site, impedindo que as vendas sejam realizadas".

Tempo é sucesso

Poucos dias antes de novembro começar, Lucas conta que os preparativos já estavam finalizados, os trabalhos concentravam-se apenas na produção das campanhas comerciais.

"No fim, acredito que o fator tempo é o mais determinante para fazer uma grande campanha como essa com excelência. Você aprende todos os anos que quanto antes iniciar o planejamento, maior é sua chance de sucesso e é dessa forma que estamos conseguindo progredir de forma significativa nos últimos anos".

Sair da versão mobile