SpaceDica

De olho no relógio: veja como o fuso horário pode influenciar nos investimentos

Futurologia e mercado financeiro não é lá uma boa combinação. Porém quando falamos de tendências que podem guiar seus investimentos no dia a dia, o fuso horário pode ser um bom aliado

- Pexels
- Pexels

Futurologia e mercado financeiro não é lá uma boa combinação. Porém quando falamos de tendências que podem guiar seus investimentos no dia a dia, o fuso horário pode ser um bom aliado.

Isso porque a abertura e fechamento das bolsas podem trazer insights importantes para os investidores em renda variável.

Acontece lá, tem reflexos aqui

Quando a B3, a bolsa de valores brasileira, inicia suas operações, às 10 horas no horário de Brasília, as atividades na Europa, por exemplo, estão a todo vapor. As bolsas asiáticas, porém, já encerraram e as norte-americanas estão se preparando para abrir.

Mas no meio desse abre e fecha há  tendências que impactam seus investimentos e entender os motivos e o funcionamento das bolsas pode render melhores estratégias. 

Com a interconexão que existe na economia, é natural que um evento financeiro ou político em um país, influencie o desempenho de ações nas bolsas ao redor do mundo.

Há poucos dias, vimos como o mercado global estava atento ao anúncio do Fed sobre a economia nos Estados Unidos.

Meses antes, tivemos o caso da construtora chinesa Evergrande que mostrou como fatos relevantes que acontecem durante o funcionamento de outros mercados afetam os investimentos aqui no Brasil. 

Assim, investidores brasileiros podem utilizar a tendência das bolsas dos mercados europeus e asiáticos como termômetro antes da abertura da B3.

E lucro, é possível?

Para investidores mais experientes, fazer a leitura do mercado, sustentando-se nessa tendência das operações em diferentes fusos, pode possibilitar a transferência de recursos de bolsa para bolsa, em busca de lucros maiores.

Outra estratégia é investir em um fundo com ações em diferentes bolsas, possibilitando que eles rendam por períodos mais extensos em um dia, visto que quase sempre há alguma praça aberta em uma parte do mundo.

Porém, tudo isso exige conhecimento sobre o funcionamento das praças e a capacidade apurada de leitura do mercado. Portanto, não é um assunto para amadores e pode ser interessante contar com a ajuda de profissionais experientes para garantir boas estratégias.

Confira o horário de funcionamento de algumas bolsas (pelo horário de Brasília e sem horário de verão): 

B3 (Brasil) – Das 10h às 18h
Nasdaq (EUA) – 10:30 às 17h
TSE (Tóquio) – 21h às 05:30
Xangai (China) – 22:30 às 04h
Paris (França) – 04h às 12:30
Frankfurt (Alemanha) – 04h às 13:30
LSE (Londres) – 04h às 12:30
 

Sair da versão mobile