SpaceRecomendações

Vale (VALE3): o que esperar das prévias operacionais do 2º tri?

Nesta terça-feira (18), após o fechamento do mercado, a mineradora irá divulgar seu relatório de produção e vendas do período

-
-

Nesta terça-feira (18), após o fechamento do mercado, a Vale (VALE3) irá divulgar seu relatório de produção e vendas do segundo trimestre de 2023. 

Para a Genial Investimentos, o resultados devem ser melhores na passagem de trimestre, principalmente pela normalização da logística portuária nos minérios finos. 

Os analistas destacam que o período ainda deve carregar parcialmente os custos altos do primeiro trimestre deste ano, sem conseguir grande diluição de seus custos fixos.

Com um alívio no volume pluviométrico sazonal, e o contínuo ramp-up da produção, a projeção é que a produção de minério de ferro chegue a 76,4Mt, em uma alta de 14,5% no trimestre e 3,2% no ano. 

Apesar da produção anual mais concentrada no segundo trimestre de 2023, a Genial estima que o guidance para 2023 de 310-320Mt seja batido pelo avanço já visto no primeiro trimestre.

A produção de Pelotas de abril a junho pode crescer de maneira mais contida, segundo a Genial. A projeção é que os aglomerados devem apresentar aumentos mais leves no trimestre na base a/a se comparados ao 1T23.

Os analistas destacam também que a disparidade histórica entre a produção de minério de ferro e as vendas de minério fino deve minimizar de maneira apenas suave neste trimestre, com os embarques normalizados no porto de Ponta da Madeira. 

Ponto de entrada na ação

A Genial recomenda entrada na ação, afirmando que, além de parecer descontada via múltiplos, os programas de recompra de ações acabam virando geração de valor direta para o acionista, com a Vale recomprando 16% de seu total de ações nos últimos 3 anos, sem contar o dividendo acumulado que bate 52% do seu valor de mercado hoje.

O preço-alvo da Genial é de R$ 83,00, um salto de cerca de 20% do preço atual do ativo. 

Sair da versão mobile