Educar para Poupar

Educar para Poupar

Como diz a música “dinheiro na mão é vendaval“, principalmente nas mãos dos brasileiros, que em sua maioria não sabem o que é poupar.

Recentes pesquisas (agência Brasil) apontam que apenas 22% dos brasileiros conseguem guardar dinheiro, enquanto a maior parte da população não possui nenhuma reserva financeira.

São vários os motivos que levam a esses números, seja por falta de recursos, planejamento, ou por não ter mesmo a disciplina de guardar dinheiro.

O fato é que no Brasil a educação financeira é praticamente ausente, somente algumas escolas adotam o tema. Os  brasileiros não sabem lidar com o próprio dinheiro.

É preocupante não só a falta de conhecimento, mas também a falta de interesse sobre um tema tão importante.

A  grande maioria ainda não se deu conta dos problemas que a Previdência Pública enfrenta, e no futuro essa conta pode chegar para todos, principalmente para aqueles que dependerem apenas do Governo para sua aposentadoria.

Aqui vão algumas dicas importantes para lidar melhor com seu dinheiro e poupar com sabedoria:   

Focar na elaboração de seu orçamento, no controle, na redução dos gastos supérfluos e dívidas, fazer uma reserva emergencial  e uma reserva de longo prazo para sua aposentadoria e determinar metas.

Para aqueles poupadores que possuem conhecimento, mesmo que  básico, é fundamental  “planejar” para alcançar seus objetivos,  pois de nada adianta saber o conceito ter recursos, se não souber onde se quer chegar.

Nos Estados Unido há disciplinas sobre o tema em todas escolas de ensino médio.

Isso faz total diferença quando tomadas decisões.

Afinal, escolhas são mais conscientes por consequência de mais informações sobre economia e o modo de lidar com o dinheiro.

A educação financeira deveria ser matéria obrigatória nas escolas brasileiras também.

Para preparar as novas gerações e torná-las mais conscientes e disciplinadas financeiramente.

Os jovens ainda não estão engajados num tema de suma importância.  

A assessoria financeira tem um papel fundamental no auxílio de forma didática e pratica através de cursos e consultorias para quem pretende fazer sua reserva mas não sabe como se planejar e investir.

Investimentos alinhados com seu perfil e objetivos são fundamentais para o sucesso.