O Barcelona segue de olho em um sonho antigo e planeja uma forte investida para ter um novo astro. O nome para o posto de craque do time catalão é Erling Haaland, atualmente no Manchester City.
O jornal espanhol “Sport” garante que Joan Laporta, presidente do clube, sempre sonhou em contratar o norueguês e quer a transferência do jogador como grande movimento antes do final de seu mandato. O dirigente catalão teria desenvolvido estratégias para driblar a crise financeira do time e trazer o atacante para 2025 ou 2026.
Laporta assumiu a presidência do Barcelona em 2021, no segundo mandato, já que também esteve no comando de 2003 a 2010.
O plano do Barcelona
Apesar da crise financeira, os dirigentes do Barcelona enxergam o investimento no atacante do City como um golpe midiático visando a reabertura do Camp Nou, que está em reforma desde junho do ano passado. A projeção é de que as obras do estádio sejam finalizadas no início de 2025.
O portal espanhol ainda reforça que um facilitador em meio às negociações é a boa relação que Laporta mantém com o representante do atleta. As partes mantêm contato desde março de 2021.
Na época, quando Haaland ainda atuava pelo Borussia Dortmund, o clube catalão entrou na briga com o Real Madrid para tentar contratar o norueguês. A imprensa espanhola apontava que o Barça estaria disposto a oferecer um salário de R$ 116 milhões por ano ao jogador, mas o negócio não avançou.
Antigo sonho do time catalão, Haaland é visto pela diretoria do clube como um possível sucessor de Robert Lewandowski. O polonês de 36 anos tem 12 gols e duas assistências em 11 jogos na atual temporada, seu contrato termina no fim 2026.
Outro fator que pode influenciar na negociação é a possível saída de Pep Guardiola do City. O técnico não pretende renovar seu contrato, que se encerra ao fim da atual temporada, em junho de 2025. Algo positivo ao Barcelona, pois resultaria em grandes mudanças no clube inglês, facilitando a apresentação e a aceitação de um novo projeto esportivo para Haaland.