O adeus de um craque

Iniesta, ex-Barcelona, anuncia aposentadoria do futebol aos 40 anos

Ex-meio-campista publicou vídeo de anúncio em suas redes sociais nesta segunda-feira (7).

Andrés Iniesta na despedida do Barcelona
Andrés Iniesta na despedida do Barcelona | Foto/Barcelona - Divulgação

Ídolo do Barcelona e autor do gol do título da Copa do Mundo da Espanha em 2010, o meio-campista Andrés Iniesta anunciou, nesta segunda-feira (7), sua aposentadoria do futebol. O ex-jogador estava sem clube desde o fim da última temporada, quando deixou o Emirates dos Emirados Árabes Unidos. 

Aos 40 anos, um dos maiores meio-campistas da história do futebol, divulgou um vídeo para oficializar sua retirada dos gramados. Veja abaixo.

Instagram/Reprodução

Carreira e títulos

Foto/Albert Gea/Reuters

O craque que se aposentou no Emirates (EAU), defendeu também o Vissel Kobe, do Japão, por 6 temporadas. Sua carreira, porém, foi marcada pelos 16 anos em que defendeu o Barcelona, se consolidando como um dos maiores nomes da história do clube.

Ao todo, ganhou 32 títulos com a camisa do time catalão, incluindo três Mundiais de Clubes, quatro vezes a Champions League e nove vezes o Campeonato Espanhol.

Iniesta fez parte do histórico time comandado por Pep Guardiola e liderado por Lionel Messi, que revolucionou o futebol mundial, onde fez parte de um dos maiores meio-campos da história do esporte, atuando ao lado de Sergio Busquets e Xavi.

Pela seleção da Espanha, Iniesta fez o gol da vitória na final da Copa do Mundo de 2010, sobre a Holanda, que valeu o único título mundial do país até o momento.

Além disso, o meia fez parte das conquistas da Eurocopa em 2008 e 2012. Ao todo, foram 131 jogos pela seleção espanhola, com 24 gols marcados.

Além da brilhante carreira, o astro espanhol carrega um recorde pessoal que dificilmente um jogador conseguirá quebrar. Ele foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) das finais da Copa do Mundo, da Liga dos Campeões e da Eurocopa.

Próximos passos

Foto/Hiroki Watanabe/Getty Images

Em entrevista recente, Iniesta disse que gostaria de continuar jogando, porém também revelou vontade de ser treinador.

“Sinto que gostaria de seguir jogando. Até que sinta que o momento de parar tenha chegado, tentarei jogar. Mas também gostaria de conseguir o título de treinador e ver o que espera o futuro”, disse Iniesta, antes de anunciar aposentadoria.

Sair da versão mobile