Novo Mourinho

Manchester United deve anunciar Rúben Amorim como técnico da equipe

Sporting emite comunicado anunciando que clube inglês desembolsará R$ 61,6 milhões para tirar treinador de Portugal.

Rúben Amorim
Rúben Amorim | Foto/Getty Images

Rúben Amorim deve ser o novo treinador do Manchester United. O Sporting emitiu um comunicado nesta terça-feira (29) anunciando que o clube inglês pagará a multa para contratar o técnico, que, assim, deve substituir Erik Ten Hag, demitido na segunda-feira (28). O United desembolsará 10 milhões de euros (R$ 61,6 milhões) para liberar Rúben do vínculo com a equipe portuguesa.

“O Manchester United manifestou interesse em contratar o treinador Rúben Amorim, tendo o conselho de administração da Sporting SAD repassado os termos e condições previstos no contrato de trabalho em vigor entre a sociedade e o treinador, em concreto para a respectiva cláusula de rescisão e para o valor de 10 milhões de euros. O Manchester United manifestou interesse em pagar à Sporting SAD o valor da referida cláusula”, afirmou o clube português.

Em Portugal, as Sociedades Anônimas Desportivas (SADs, equivalentes às SAFs no Brasil) são obrigadas a informar prioritariamente à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) sobre negociações em processo de conclusão. Assim, o Sporting confirmou a informação do jornalista italiano Fabrizio Romano, que trouxe com exclusividade a escolha de Amorim como o próximo treinador dos Red Devils.

Sem contar interinos, Rúben Amorim deve ser o sexto treinador a trabalhar no Manchester United desde o final da dinastia Alex Ferguson, em 2013. O desafio do português, que guiou o Sporting ao título português em 2023-24, é fazer com que o Manchester United volte a brigar pelo taça da Premier League.

Novo Mourinho?

O jornal português “A Bolacomparou Amorim com Jurgen Klopp, ex-treinador do Liverpool, rival do United. Segundo o portal, o técnico pode chegar com “novas ideias e um discurso descomplexado fez escola de vitória”. Não é só a imprensa de Portugal que defende a contratação do comandante do Sporting.

Para o Daily Mail, a comparação é com José Mourinho, que chegou na Inglaterra depois de uma era vitoriosa no Porto. O diário chama o treinador do Sporting de The Special One 2.0 (apelido de Mourinho). Para a SkySports, “há muito tempo se tornou inevitável que Rúben Amorim assumisse um dos maiores cargos na Europa”. Jorge Jesus treinou Rúben Amorim no Benfica, e é uma das inspirações para ele, como destaca a BBC.

Questionado sobre o interesse do Manchester United, Amorim esquivou-se das perguntas em coletiva de imprensa na segunda-feira (28). Ele tem contrato com o Sporting até 2026.

“Não vou falar do meu futuro. Se disser que sim ou não, vou ter sempre de comentar. Desde o primeiro dia que disse que não valia a pena perguntarem porque não ia comentar o meu futuro. Orgulho por ser associado ao United? Tenho muito orgulho em ser treinador do Sporting”, disse o treinador.

Sair da versão mobile