Ficou de fora

Mbappé não é convocado pela Seleção Francesa; entenda o motivo

Treinador da França, Didier Deschamps explica que decisão de não chamar Mbappé não envolve problemas extracampo.

Kylian Mbappé
Kylian Mbappé | Foto/Catherine Steenkeste/Getty Images

O técnico Didier Deschamps anunciou nesta quinta (7) a lista de convocados da seleção da França sem a presença de Kylian Mbappé. O atacante do Real Madrid, apesar de apresentar boas condições físicas, não foi incluído na relação de jogadores para as partidas contra Israel e Itália, pela Liga das Nações da Uefa.

Trata-se da segunda vez seguida que o jogador não aparece na lista do treinador. Na primeira, em outubro, Mbappé se recuperava de um problema muscular na coxa esquerda. Durante aquela Data Fifa, o atacante foi alvo de polêmicas. 

Flagrado numa casa noturna na Suécia, ele teve uma denúncia de agressão sexual, atrelada ao seu nome.

O Ministério Público da Suécia confirmou a abertura de uma apuração de um crime após a imprensa local noticiar o caso e dizer que Mbappé era investigado. A defesa do atleta nega qualquer envolvimento em crime e promete tomar medidas judiciais contra a mídia sueca.

Entenda o caso

Segundo o tabloide sueco Aftonbladet, um dos primeiros a revelar a história, Mbappé jantou com um grupo de pessoas próximas no restaurante Chez Jolie, na capital sueca, e depois seguiu com o grupo para a boate “V”, uma exclusiva casa noturna da elite europeia em que só convidados são autorizados a entrar. Lá, o jogador e sua comitiva teriam reservado uma área para a qual foram convidadas quase 30 pessoas. Todas teriam deixado os celulares na entrada, noticiou o tabloide.

Segundo o Parisien, Mbappé passou aquela noite com uma mulher que conheceu horas antes. “Na cabeça do jogador de 25 anos, ela não pode ser a denunciante” de um estupro, investigado pelas autoridades da Suécia, disse o RMC, ao confirmar a relação. Segundo informações, após o encontro, Mbappé e a mulher teriam trocado mensagens em tons positivos.

A ausência de Mbappé

O treinador da seleção francesa, Didier Deschamps, disse que conversou com o craque sobre a não convocação e que a decisão não teve relação com assuntos extracampo.

“Tive várias conversas com ele (Mbappé), pensei sobre isso e tomei essa decisão sobre esses encontros. Acho que é melhor assim. Não vou discutir, mas posso dizer duas coisas: Kylian queria vir e não está ligado a problemas extra-esportivos, a partir do momento em que existe a presunção de inocência. É uma escolha pontual para este encontro com os dois jogos”, assegurou Deschamps.

A lista desta quinta também contou mudanças em relação à convocação passada. Entre os meios campistas, Tchouaméni, do Real Madrid, e Youssouf Fofana, do Milan, são ausências. Para o lugar deles, Kanté, do Al-Ittihad, e Rabiot, do Olympique de Marselha, voltaram a ter chances entre os Bleus. Confira a lista completa:

  • GOLEIROS: Chevalier (Lille), Maignan (Milan) e Samba (Lens);
  • DEFENSORES: Koundé (Barcelona), Clauss (Nice), Wesley Fofana (Chelsea), Konaté (Liverpool), Upamecano (Bayern de Munique), Saliba (Arsenal), Theo Hernandez (Milan) e Lucas Digne (Aston Villa);
  • MEIO-CAMPISTAS: Camavinga (Real Madrid), Mattéo Guendouzi (Lazio), Zäire-Emery (PSG), e Manu Koné (Roma), Kanté (Al-Ittihad), Rabiot (Olympique de Marselha);
  • ATACANTES: Dembélé (PSG), Kolo Muani (PSG), Thuram (Inter de Milão), Barcola (PSG), Christopher Nkunku (Chelsea) e Michael Olise (Bayern de Munique).
Sair da versão mobile