Final da Libertadores

Atlético-MG x Botafogo: transmissão, horário e escalações

Atlético-MG e Botafogo se enfrentam neste sábado (30) pela tão esperada final da Copa Libertadores de 2024.

Atlético-MG x Botafogo
Atlético-MG x Botafogo | Foto/Pedro Souza / Atlético

Na tão esperada final da Libertadores, Atlético-MG e Botafogo se enfrentam neste sábado (30) no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina, às 17h (horário de Brasília).

O Galo chega a grande decisão após eliminar o River Plate com 3 a 0 no placar agregado na semifinal. Já o Glorioso superou o Peñarol com 6 a 3 no placar somado das duas partidas. O clube mineiro busca o segundo título de sua história no torneio, enquanto a equipe carioca tenta conquistar a América pela primeira vez.

Em caso de empate, haverá prorrogação. E, se persistir a igualdade, o título será definido nos pênaltis. Esta é a sexta decisão da Libertadores nesse formato (final em jogo único).

Quem é favorito?

Foto/Luis Robayo/AFP

Hulk, atacante e capitão do Atlético-MG, apontou um favorito na final da Libertadores. O ano e o momento do Atlético pesaram na opinião do camisa 7. O Galo vem de 10 jogos sem vencer na temporada. Apesar disso, ele fez uma ponderação:

Eu falei que o Botafogo é o favorito. E continuo compartilhando da mesma ideia, até porque o ano deles foi melhor que o nosso. Mas se trata de uma final, e uma final não ganha quem chega melhor no dia. É quem estiver mais concentrado, quem errar menos.”, afirmou o jogador.

Hulk x Luiz Henrique

Foto/Thiago Ribeiro/Agif/Gazeta Press e Ruano Carneiro/Getty Images

Também em coletiva antes da final, Hulk disse ter perdoado Luiz Henrique, do Botafogo, depois de desentendimento que ocorreu no último encontro entre as duas equipes.

“Sobre o Luiz Henrique, como eu falei, eu acho que tem muito talento sim, é um jogador que tem muita qualidade, é muito jovem, tem tudo para ser um craque. Acho que perdão a gente aprende a perdoar diariamente, até porque a gente erra diariamente também e a gente também quer o nosso perdão.”, disse o atacante atleticano.

“Mas assim, o Luiz Henrique… eu fui defender o clube, ele falou ali do nosso clube. Tá perdoado, que ele possa aprender e venha crescer como jogador e venha representar a gente muito bem na Seleção, que Deus abençoe a carreira dele.”, completou Hulk.

Pedido de desculpas

Na terça-feira, o atacante botafoguense se desculpou pelos incidentes no Independência.

“Estou super tranquilo. Peço desculpas ao Hulk, respeito muito ele. É um jogador de alto nível como eu sou também. Temos que nos respeitar dentro de campo. Às vezes a gente está com a cabeça cheia. É pedir desculpa a ele e seguir em frente. Que a gente possa fazer um jogo incrível e que vença o melhor”, afirmou Luiz Henrique.

Como foi o incidente

Após confronto válido pelo Campeonato Brasileiro, que terminou empatado em 0 a 0, Hulk reclamou com Artur Jorge e jogadores do Botafogo sobre Luiz Henrique.

Naquela noite, segundo o capitão do Galo, o goleiro reserva do Atlético relatou a ele que o atacante botafoguense chamou a equipe mineira de “merda” no intervalo. Hulk então, questionou a postura do rival e chegou a dizer que ele “só deu dois chutes na Seleção”. Luiz Henrique acabou expulso após aquele jogo por atirar uma garrafa nos seguranças do estádio.

Jogo mais Importante da vida

Foto/Luis Robayo/AFP

Na sexta-feira (29), em entrevista coletiva, após o reconhecimento do gramado do Monumental, palco da decisão, Artur Jorge, treinador do Botafogo, citou a responsabilidade de buscar o título inédito para o clube.

“Arrisco dizer que é o jogo mais importante da minha carreira. Não tenho dúvidas sobre isso. Me traz também a responsabilidade e a satisfação de podermos aproveitar o momento. Não quer dizer que não sabemos da responsabilidade que temos. Carregamos muita gente em cima de nós, temos o sonho de muita gente atrás de nós. Mas a responsabilidade não nos tira o gosto de viver esse momento.”, afirmou Artur Jorge.

“Tenho obrigação para com o clube de demonstrar o quão grato que estou pela oportunidade de poder assumir e liderar esse projeto. Tão grato que estou por ter essa torcida do meu lado. Tenho uma determinação e um desejo muito grande de poder fazer parte dessa história. Carregada de ambição e esperança. Para que possamos chegar a um grande título. E nesse sentido teremos muita vontade. Tudo daremos, tudo faremos, olhando para dentro, naquilo que está ao nosso alcance, para chegar onde queremos.”, completou o treinador.

Na manhã de ontem, o Botafogo fez seu último treino no CT do Tigre antes da decisão. Bastos não participou da atividade, por conta de uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda no início do duelo contra o Palmeiras na última semana. O defensor ficou no vestiário do CT e dificilmente terá condições de jogo.

Vaga no Mundial

Além da taça da Libertadores, o vencedor do confronto garante vaga na Copa Intercontinental e vai enfrentar o Pachuca, do México, no dia 11 de dezembro, em Doha, no Catar. Quem passar pega o Al Ahly, do Egito, decidindo um lugar na decisão contra o Real Madrid.

O campeão da Libertadores também fica com a última vaga no Mundial de Clubes, que será disputado nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho do ano que vem. Além disso, o vencedor vai disputar o título da Recopa com o Racing, que conquistou a Copa Sul-Americana. A disputa está marcada para os dias 19 e 26 de fevereiro de 2025.

Transmissão ao vivo de Atlético-MG x Botafogo

Para quem deseja acompanhar ao vivo Atlético-MG x Botafogo, há cinco plataformas disponíveis que transmitem o jogo neste sábado (30), às 17h. A partida será exibida para todo o território nacional e poderá ser vista por diferentes meios de transmissão.

Plataformas de Transmissão

  • Globo;
  • Globo Play;
  • ESPN;
  • Disney+;
  • Paramount+.

Ficha técnica 

  • Horário: 17h (Horário de Brasília)
  • Estádio: Monumental de Núñez
  • Transmissão: Globo / Globo Play / ESPN / Disney+ / Paramount+
  • Competição: Copa Libertadores 2024

Possíveis escalações 

Atlético-MG

O Atlético-MG vem para esta final de Libertadores quase completo, buscando seu segundo título da competição. O único desfalque do time é o meia Zaracho, lesionado. A tendência é que a equipe de Gabriel Milito mantenha o esquema de três zagueiros, com Gustavo Scarpa fazendo o ala de pé invertido pela direita, com Deyverson, destaque contra o River, acompanhando Hulk e Paulinho no ataque.

Atlético-MG: Everson; Lyanco, Battaglia e Junior Alonso; Gustavo Scarpa, Fausto Vera, Alan Franco e Guilherme Arana; Paulinho, Hulk e Deyverson. Técnico: Gabriel Milito.

Botafogo

O Botafogo disputa hoje o maior jogo de sua história. Buscando o inédito título da Libertadores, o Glorioso deve ter o desfalque do zagueiro Bastos, titular da equipe, que se lesionou na última partida contra o Palmeiras. Adryelson deve substituir o angolano no time titular. Com o forte quarteto ofensivo armado com Savarino, Thiago Almada, Luiz Henrique e Igor Jesus, o técnico Artur Jorge não deve apresentar nenhuma surpresa na escalação da equipe.

Botafogo: John, Vitinho, Adryelson, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Savarino, Thiago Almada e Luiz Henrique; Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.

Sair da versão mobile