Futebol

Ronaldo confirma candidatura à presidência da CBF em 2026

Ele promete viajar pelo Brasil para buscar apoio de clubes e federações

Ronaldo confirma candidatura à presidência da CBF em 2026

O ex-jogador Ronaldo Fenômeno, ídolo mundial e pentacampeão com a Seleção Brasileira, anunciou oficialmente sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em entrevista ao ge nesta segunda-feira (16), Ronaldo confirmou que pretende disputar o comando da instituição máxima do futebol brasileiro no próximo pleito, marcado para 2026.

A corrida pela presidência da CBF

O atual presidente da Confederação, Ednaldo Rodrigues, tem mandato até março de 2026, mas as eleições podem ser convocadas com até um ano de antecedência, ou seja, a partir de março de 2025.

Para se tornar um candidato oficial, Ronaldo precisará garantir o apoio de, no mínimo, quatro federações estaduais e quatro clubes.

Ciente do desafio, Ronaldo prometeu percorrer o Brasil em busca de apoio para viabilizar sua candidatura.

“Esse anúncio é justamente para isso, para mandar uma mensagem aos presidentes de federações de clubes de que eu sou um candidato à presidência da CBF. Tenho planos incríveis, e antes que qualquer um se comprometa com seu voto, eu gostaria de ter uma conversa pessoal com cada um. Vou rodar o Brasil para sentir isso de cada um”, afirmou o ex-jogador ao ge.

Instabilidade política na CBF

A CBF atravessa um período de instabilidade política nos últimos anos. Ednaldo Rodrigues chegou a ser afastado da presidência por uma decisão judicial, mas retornou ao cargo após uma determinação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Apesar disso, o STF ainda deve julgar o mérito do caso para definir se Ednaldo permanece ou não na função.

O colégio eleitoral para a presidência da CBF é formado por:

  • 27 federações estaduais, cujos votos têm peso três;
  • 20 clubes da Série A, com votos de peso dois;
  • 20 clubes da Série B, com votos de peso um.

Voz para os jogadores

Além de sua trajetória vitoriosa como jogador, Ronaldo também possui experiência como gestor. Ele é dono do Real Valladolid, da Espanha, e já foi proprietário da SAF do Cruzeiro, clube que vendeu recentemente ao empresário Pedro Lourenço.

Para Ronaldo, é essencial que os jogadores e ex-atletas tenham mais voz ativa nas decisões da CBF.

“Ouvir os ex-atletas, os verdadeiros protagonistas, vai ser importante no meu plano de gestão. Trazer as lendas do futebol brasileiro de volta ao protagonismo. O meu objetivo é fazer com que a CBF seja a empresa mais amada do Brasil”, destacou.

Respeito mundial ao futebol brasileiro

Ronaldo também destacou que deseja resgatar o prestígio internacional do futebol brasileiro, tanto dentro quanto fora de campo. Segundo ele, a paixão dos torcedores e a pressão por mudanças foram algumas das motivações para a sua candidatura.

“Eu tenho centenas de motivações, mas a maior delas é voltar com o respeito do futebol brasileiro a nível mundial. O que mais acontece comigo nas ruas são as pessoas parando e pedindo para eu voltar a jogar, porque a situação da Seleção não é das melhores neste momento, tanto dentro de campo quanto fora.”

Anúncio oficial

A confirmação da candidatura também foi publicada no Instagram pessoal de Ronaldo, onde ele reforçou seu compromisso com o futebol brasileiro e a necessidade de diálogo com os principais envolvidos no esporte, como clubes, federações e jogadores.

Sair da versão mobile